Como preparativo à Greve Geral, o site da Intersindical Central da Classe Trabalhadora publica uma série de entrevistas com dirigentes sindicais e populares de diversas categorias. Começamos com Manoel Elídeo Rosa, o Mané Gabeira, do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo e da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) e membro da Direção Nacional da Intersindical.
Nesta terça-feira (11), bancários das regiões de São Paulo, Baixada Santista e do estado do Espírito Santo, entre outros, realizam assembleias da categoria para organizar a participação na Greve Geral, em defesa da aposentadoria.
Manoel Elídeo Rosa: Vamos participar massivamente em todo Brasil da luta contra o fim das aposentadorias. Os sindicatos de bancários estão se integrando aos fóruns das centrais e frentes de luta (Povo Sem Medo e Brasil Popular) para paramos o Brasil no dia 14 de junho, contra o fim da aposentadoria. Greve Geral neles!
M: Nós, bancários, seremos prejudicados como os demais trabalhadores. A [imposição de] idade mínima, aliada à alta rotatividade nos bancos privados, tira a possibilidade da aposentadoria na iniciativa privada.
O regime de capitalização, que nós conhecemos nos bancos, exige contribuição individual somente dos trabalhadores, e com risco somente para os trabalhadores. Os bancos ganharam 2% para administrar essa poupança. Os riscos e as perdas, quando houver, são dos trabalhadores.
Já vimos isso no Chile. Depois de 35 anos, o que fica é uma aposentadoria de meio salário mínimo, que lá é equivalente a R$ 700.
Texto: Matheus Lobo
Foto: Alexandre Maciel
→ Por todo o Brasil, condutores de ônibus também vão parar
→ Metroviários de São Paulo vão parar
→ Sindicato dos Docentes de Ensino Superior tem expectativa alta para Greve Geral
→ Dirigente da categoria química, Nilza Pereira fala da importância deste dia 14/06
→ Petroleiros vão parar por 24h em todo o Brasil
→ Calcule sua aposentadoria
→ Baixe o jornal da Reforma da Previdência 2019
→ Baixe a HQ da Reforma da Previdência
→ Baixe a Cartilha Contra o Fim da Aposentatoria
CLIQUE E ACOMPANHE A INTERSINDICAL NAS REDES
Tópicos relacionados
Comentários