Todo ano, os trabalhadores do serviço público municipal de Vinhedo se reúnem para avaliar as possibilidades de melhorias de suas condições de trabalho e de valorização profissional. A partir de reuniões e assembleias, organizamos uma pauta de reivindicações que é apresentada à administração municipal.
Costumamos apresentar nossa pauta de reivindicações com bastante antecedência em relação à chamada data-base, que é o momento previsto para se encerrarem as negociações feitas todo ano entre Sindicato e Prefeitura. A data-base dos servidores públicos de Vinhedo foi estabelecida no início de maio.
A população da cidade tem direito a serviços públicos de qualidade. E a valorização do servidor público de Vinhedo é fundamental para que isso ocorra.
Entretanto, embora o governo Jaime Cruz tenha dito que os servidores merecem “respeito e atenção”, ele tinha proposto até quinta-feira passada que nosso reajuste salarial fosse de 3%. Esse índice representaria perda salarial, dado que a inflação foi de aproximadamente 9,7% no último ano (de acordo com o INPC). Diante da rejeição dos servidores a essa proposta, a Prefeitura propôs no final do dia 28/04 o reajuste no salário de acordo com a inflação do último ano.
Essa nova proposta representou uma importante conquista de nossa mobilização, mas ela não prevê que o conjunto de nossos rendimentos também não sofram perdas. De acordo com a proposta atual da Prefeitura, os recursos com que contamos para transporte e alimentação sofrerão as perdas inflacionárias do último ano.
O governo Jaime, desde o início da campanha salarial deste ano, tem divulgado que deveríamos ter perdas em nossos rendimentos, alegando dificuldades econômicas.
Mas nos perguntamos: por que diante dessas dificuldades o governo gastou tanto dinheiro na Festa da Uva? O que o governo Jaime fez com os recursos que vinham sendo utilizados para pagar um 14o salário aos servidores e que deixaram de ser comprometidos com essa finalidade a partir de 2015?
Entendemos que o serviço público de qualidade tem que ser prioridade e que o problema atual não é de falta de recursos, mas de falta de vontade política. Não podemos aceitar que um governo com ambições de se reeleger queira acostumar os trabalhadores do serviço público a perdas em seus rendimentos. Por isso, convidamos toda a população a abraçar essa luta contra a desvalorização dos servidores públicos de Vinhedo. Essa greve é fundamental para continuarmos nossa luta por um serviço público de qualidade na cidade.
Só a luta muda a vida!
Comentários