Na próxima quinta-feira (3), a Intersindical e demais centrais, além de movimentos sociais e estudantis, estarão mobilizados em defesa da Petrobras e da soberania nacional no Dia Nacional de Luta em Defesa do Brasil.
Os atos pelo país reivindicarão o fortalecimento da Petrobras como patrimônio dos brasileiros, contra a privatização das demais estatais e empresas públicas, contra a Reforma da Previdência, em defesa do meio ambiente, da democracia e do estado democrático de direito.
Para Edson Carneiro Índio, Secretário Geral da Intersindical, “a Petrobras é uma empresa fundamental para o desenvolvimento nacional. Ao invés de privatizá-la a empresa deve estar articulada a um modelo de desenvolvimento ancorado na reindustrialização do país, na capacidade energética, e na projeção de um modelo de desenvolvimento justo, igualitário, que distribua renda e que acabe com as desigualdades sociais no país“.
A ação faz parte do conjunto de atividades encaminhadas pelo Comitê em Defesa da Soberania Nacional, do qual a Intersindical faz parte.
A data também foi escolhida por ser o aniversário de 66 anos da Petrobras e a principal atividade será concentrada no Rio de Janeiro (RJ) e m Curitiba (PR).
Confira o calendário de lutas definidas pelas entidades que compõem o Comitê em Defesa da Soberania Nacional. Abaixo estão os locais das principais concentrações, mas a previsão é de que as manifestações aconteçam em nível nacional:
3 de Outubro – Ato no RJ e em Curitiba em defesa da Petrobras e da Soberania (Dia Nacional de Luta em Defesa do Brasil)
5 de Outubro – Ato Nacional em Marabá-PA em defesa da Amazônia
15 de Outubro – Ato em São Paulo em defesa dos Bancos Públicos
16 de Outubro – Dia Mundial da Alimentação
17 de Outubro – Seminário no Nereu Ramos contra a violência no ambiente escolar (CNTE)
18 de Outubro – Ato Nacional em Recife- PE em defesa da Eletrobras
25 de Outubro – Ato em Brumadinho-MG em defesa da reestatização da Vale
20 de Novembro – Caravana em defesa da Base de Alcântara
Em São Paulo o Dia Nacional de Luta pela Petrobras se concentrará no MASP.
Texto e edição: Alexandre Maciel
Tópicos relacionados
Comentários