Instituto Ideas publicou, no final da tarde desta segunda-feira (26/2), um edital de seleção interna repleto de irregularidades e provocou reação imediata do Sindicato e das trabalhadoras e trabalhadores do Hospital Florianópolis. A assembleia geral que estava marcada para o início da tarde foi adiantada para as 07h, quando os trabalhadores reunidos exigiram a abertura de negociação para correção do edital. Os principais problemas apontados foram o aumento de carga horária, a exclusão de cargos, a incompatibilidade dos salários de diversos cargos e a diminuição de vagas.
Em seguida, por volta das 9h, uma comissão de negociação formada por trabalhadores do HF e diretores do Sindicato reuniu-se com representantes do Instituto Ideas – que substituiu a SPDM na administração do Hospital a partir da 0h desta segunda-feira (26/2). Foi uma mesa de negociação tensa em que os patrões se mostraram intransigentes, principalmente em relação ao ajuste a ser feito nos salários divulgados pelo edital. Após duas horas de negociação, a comissão conquistou os seguintes avanços:
– Correção do edital na carga horária dos assistentes sociais para 150h mensais;
– Inclusão de 6 fisioterapeutas com carga horária de 150h mensais;
– Inclusão de 1 almoxarife com carga horária de 200h mensais;
– Garantia da proporcionalidade dos salários, tendo por base os salários já praticados no HF;
– Extensão do prazo para entrega de documentos até o dia 1 de março, às 12h;
– Exames médicos obrigatórios serão custeados pelo Ideas;
– O edital dá preferência para quem já trabalha no hospital.
– Cargos que não constavam no edital, como auxiliar administrativo, poderão ser realocados em outras vagas abertas, desde que preencham os requisitos.
– As estabilidades garantidas por lei, como no caso das gestantes e afastamentos médicos, estão mantidas, mas estes trabalhadores também precisam entregar os documentos demonstrando interesse na manutenção do emprego.
– As incompatibilidades de escala de trabalho deverão ser negociadas com as chefias de cada setor.
Após a negociação, uma nova assembleia de trabalhadores foi realizada ao meio dia. As mudanças no edital foram aprovadas pela plenária, mas a comissão de negociação permanece de prontidão para novas reuniões. “É importante ressaltar a irresponsabilidade do Estado com a situação do Hospital e dos trabalhadores, principalmente. A Secretaria de Saúde simplesmente lavou as mãos, permitindo que o Ideas praticasse uma série de irregularidades mesmo depois de o secretário ter garantido publicamente a manutenção dos cargos”, explica a diretora do SindSaúde/SC Heloísa Helena Pereira.
O Sindicato informa que os trabalhadores que não pretendem continuar trabalhando no HF devem informar a chefia imediata e têm direito a receber o pagamento pelos dias trabalhados até o momento. Aqueles que pretendem continuar devem seguir as regras previstas no edital, publicado no site do Instituto Ideas.
A partir das 9h, do dia 28 de fevereiro, a SPDM atenderá os trabalhadores na rua Tiradentes, 15, no bairro Kobrasol , em São José, para dar baixa nas carteiras de trabalho e para assinatura do aviso prévio indenizado. Um/a diretor/a do Sindicato estará durante todo o período acompanhando o processo.
O prazo para que a SPDM realize todos os pagamentos vence no dia 7 de março. O Sindicato estará atento e atuante para garantir o respeito aos direitos dos trabalhadores do Hospital Florianópolis. “Há ainda reivindicações específicas que deverão ser pautadas pelo Sindicato em breve, depois que a situação estiver normalizada”, ressalta Heloisa.
Fonte: SindSaúde/SC
INTERSINDICAL – Central da Classe Trabalhadora
Clique aqui e curta nossa página no Facebook
Siga-nos no INSTAGRAM
Inscreva-se aqui em nosso canal no YouTube
Tópicos relacionados
Comentários