Intersindical repudia declarações misóginas do Deputado Estadual Arthur do Val

OUÇA O ÁUDIO DO DEPUTADO ESTADUAL ARTHUR DO VAL (PODEMOS)

A Intersindical Central da classe trabalhadora vem a público manifestar repúdio às declarações ofensivas e misóginas feitas pelo youtuber e deputado estadual Arthur do Val (Podemos/SP), também conhecido como “Mamãe Falei”.

Em áudio amplamente divulgado na sexta-feira, 4 de março, o deputado se refere às mulheres ucranianas de maneira leviana, ofendendo-as com termos chulos e relativizando todo o sofrimento pelo qual estão passando neste momento em que o país enfrenta mortes, privações e todo o horror característico das guerras.

Em uma de suas falas, Arthur do Val chega a afirmar que ucranianas “são fáceis porque são pobres”, normalizando o assédio a pessoas vulneráveis e deixando clara sua falta de respeito e seus valores deturpados. Para Arthur, a pobreza e a vulnerabilidade são vantajosas para as classes dominantes, que podem usufruir sexualmente e oprimir ainda mais as mulheres.

Causa indignação constatar que, pouco antes do 8 de março, dia internacional de luta das mulheres, ainda tenhamos que nos deparar com tamanha violência e arbitrariedade.

É inadmissível que Arthur do Val permaneça exercendo cargo público e a Intersindical apoia a frente que se organiza para pedir a cassação do mandato do até então deputado.

Reforçamos a luta da Intersindical pela garantia dos direitos tão duramente conquistados pelas mulheres e clamamos por justiça e respeito.

São Paulo, 05 de março de 2022
Intersindical Central da Classe Trabalhadora