São Paulo, 29 de julho de 2024
Ao Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV),
A Intersindical Central da Classe Trabalhadora expressa sua solidariedade e reconhecimento ao PSUV e ao povo venezuelano pelos resultados das eleições presidenciais realizadas em 28 de julho de 2024. Celebramos a proclamação de Nicolás Maduro como Presidente para o período constitucional 2025-2031, reafirmando nosso compromisso com a defesa da democracia e da soberania popular.
Nos somamos a todas as organizações democráticas em condenar a estratégia da extrema-direita de promover focos de violência em pequenas localidades, as chamadas guarimbas, para assim criar uma narrativa de caos no país.
Nos solidarizamos com as ações de segurança cidadã empreendidas para proteger a população e preservar a paz. Sabemos que a imensa maioria do país rejeita a violência, incluindo muitos setores conservadores, exceto a ala mais radical representada por María Corina Machado. Condenamos a disseminação de rumores pelas redes sociais, especialmente via WhatsApp, ferramenta usada para desestabilizar, e todas as manipulações midiáticas das quais o PSUV e o Governo Bolivariano têm sido vítimas.
Internacionalmente, a legitimidade de Nicolás Maduro foi reconhecida por países como China, Rússia, Bielorrússia, Nicarágua, Bolívia, Cuba, Honduras, Irã, além de múltiplos movimentos sociais. Enfatizamos a importância da governabilidade e da institucionalidade, isolando os grupos violentos que representam uma minoria e deixando que as autoridades competentes atuem.
María Corina Machado, que convocou os focos terroristas, contrariando totalmente as instituições, é o rosto direto dos chamados à violência. É crucial dar nome e rosto aos responsáveis por ações terroristas para que a comunidade internacional saiba a verdadeira natureza da oposição pró-imperialista na Venezuela.
A Intersindical reafirma seu apoio incondicional ao povo venezuelano, ao presidente Nicolás Maduro e ao PSUV na luta pela democracia, justiça social e soberania. Continuaremos ao lado dos trabalhadores venezuelanos na defesa de sua escolha legítima e na construção de um futuro próspero e independente.
Saudações Bolivarianas
Ricardo Saraiva
Secretário de Relações Internacionais da Intersindical
Nilza Pereira
Secretária-Geral da Intersindical
Comentários