A Intersindical Central da Classe Trabalhadora manifesta seu total apoio à Campanha de Solidariedade com o Povo de Cuba 2024, promovida pela Federação Sindical Mundial (FSM) em comemoração ao 71º Aniversário do Assalto ao Quartel Moncada, marco histórico na luta revolucionária cubana. Nesse contexto, expressamos nossa profunda solidariedade ao povo cubano, à classe trabalhadora e ao governo revolucionário de Cuba.
Repudiamos veementemente o criminoso bloqueio financeiro, econômico e comercial imposto unilateralmente pelo imperialismo norte-americano há 62 anos. Tal medida, além de desumana, representa uma grave violação dos direitos humanos e impede o desenvolvimento pleno do povo cubano. Apoiamos igualmente a demanda para que Cuba seja removida da lista de países patrocinadores do terrorismo, uma designação injusta e infundada que fere a dignidade e a soberania cubana.
Cuba não é um “Estado patrocinador do terrorismo”. É um patrocinador da saúde, enviando 605.000 profissionais de saúde a 165 países. Também é um patrocinador da paz, mediando em 2023 conversações de paz entre a Colômbia e o ELN. Além disso, Cuba apoiou a libertação, ajudando a derrotar o exército do apartheid sul-africano em Angola, preparando o caminho para a legalização do Congresso Nacional Africano e o fim do apartheid, segundo Nelson Mandela.
Diante de seu tremendo serviço à humanidade, a designação de Cuba como patrocinador do terrorismo pelos Estados Unidos é uma manobra cínica para manter o longo castigo por seu desafio aos ditames norte-americanos. Esta política só tem um propósito: maximizar o sofrimento do povo cubano. A designação tem sufocado a economia cubana. Apesar das repetidas promessas de revisar a política, Joe Biden manteve essa prática cruel e cínica que viola normas fundamentais do direito internacional.
A Intersindical celebra Cuba como promotora da saúde, da paz e da libertação, e nos comprometemos desde o Brasil a exigir o fim de sua longa perseguição pelo governo dos Estados Unidos. E ainda solicitamos a assinatura do abaixo assinado por todas as organizações e sindicatos brasileiros e Nossa América, por meio do link: https://forms.gle/yax6rQSoS1RgqQ3x6
São Paulo, 26 de julho de 2024
Ricardo Saraiva
Secretário de Relações Internacionais da Intersindical
Nilza Pereira
Secretária-Geral da Intersindical
Comentários