
A Intersindical – Central da Classe Trabalhadora se soma ao chamado das diversas organizações democráticas do país para o Ato em Defesa da Democracia e contra a Anistia aos golpistas de 8 de janeiro, que será realizado nesta quinta-feira (08/01), em Brasília, a partir das 8h, em frente ao Palácio do Planalto.
Três anos após a criminosa tentativa de golpe de Estado de 2023, perpetrada por setores bolsonaristas com apoio de partes das elites empresariais e militares, reafirmamos nosso compromisso inegociável com a democracia, a justiça e a soberania popular. Repudiamos qualquer projeto que busque relativizar ou apagar os crimes cometidos – como é o caso do chamado “PL da Dosimetria”, recentemente aprovado no Congresso, que abre caminho para a anistia dos responsáveis pelos atos golpistas.
Para nós, democracia não se negocia. Democracia se constrói com luta, se fortalece com organização e se defende com mobilização popular. A impunidade dos golpistas de ontem é o combustível para novos ataques no futuro. Por isso, não aceitaremos nenhuma anistia para quem atentou contra o povo e a Constituição.
A classe trabalhadora foi uma das maiores vítimas do ciclo de retrocessos iniciado com o golpe de 2016, aprofundado pelo bolsonarismo. Não é à toa que a extrema-direita mira a destruição dos espaços democráticos e das conquistas sociais. Reafirmamos que não há desenvolvimento com autoritarismo, e que a luta da nossa Central é pela radicalização da democracia e pelos direitos da classe trabalhadora, com mais organização, consciência e combate às desigualdades.
Convocamos toda a militância da Intersindical no Distrito Federal e Entorno a participar do ato. Estaremos nas ruas ao lado dos que lutam, como sempre estivemos, com coragem e unidade, contra o fascismo, pela verdade histórica, pela justiça e pela vida.
Orientações – Ato em Defesa da Democracia
Local: Em frente ao Palácio do Planalto – Brasília (DF)
Concentração: A partir das 8h
Atividade simbólica: 12h
Acesso: Em frente ao Ministério da Justiça
Importante: Não levar mastros, garrafas ou objetos de madeira
Pela democracia, sem anistia aos golpistas!
São Paulo, 06 de janeiro de 2026.
Nilza Almeida
Secretária Geral da Intersindical – Central da Classe Trabalhadora
Comentários