Copie este link e compartilhe em suas redes!

A Agenda das Mulheres Trabalhadoras é um documento de referência para a atuação das mulheres sindicalistas e lideranças do movimento popular. A proposta não é, evidentemente, contemplar todas as pautas das mulheres, mas estabelecer uma agenda mínima que possa orientar e enriquecer a discussão em diferentes âmbitos de trabalho; compreendendo que é necessário constante atualização e adaptação ao contexto em que será empregada.

Para facilitar a compreensão do uso dessa agenda, sugerimos algumas situações nas quais seria adequado utilizar esse documento como subsídio:

Nos espaços de formação política nos sindicatos e movimentos populares, tanto espaços exclusivos para mulheres quanto mistos

No diálogo com governos e com os poderes legislativos, bem como conselhos de participação social, em todas as esferas (Federal, estaduais e municipais) na perspectiva de orientar o debate sobre políticas públicas para mulheres.

Nas negociações coletivas e discussões sobre as cláusulas sociais dos acordos coletivos de trabalho.

Nas reformas de estatutos das entidades sindicais.

Na elaboração do programa e composição de chapas para eleições sindicais.

No material de comunicação das entidades sindicais e movimentos sociais.

Nas greves, paralisações e outras atividades de mobilização da classe trabalhadora.

Na sindicalização de mulheres.

Na avaliação e monitoramento da atuação do movimento sindical e popular.

No subsídio ao discurso das mulheres e diferentes espaços de intervenção política.

Estes são apenas alguns exemplos de utilização, cabendo a cada uma adaptar e avaliar a pertinência do emprego dessa Agenda.

A participação consciente e organizada das mulheres na luta sindical e popular é crucial para o avanço dos direitos de toda a classe trabalhadora. Esperamos que essa Agenda seja um aporte a mais, uma contribuição para elevação do nível de participação das trabalhadoras brasileiras.

Secretaria Geral da Intersindical
Nilza Pereira de Almeida

Secretaria de Mulheres da Intersindical
Patrícia Carretero

Coletivo de Mulheres da Intersindical

Intersindical Central da Classe Trabalhadora
Rua Riachuelo, 122 - CEP: 01007-000
Praça da Sé - São Paulo - SP
Fone: +55 11 3105-5510

Apoio
Secretaria de Formação da Intersindical

Diagramação e Arte
Ricardo Pessetti

Versão Web
Alexandre Maciel

INTERSINDICAL Central da Classe Trabalhadora | 2014-2024. Sede Nacional: Rua Riachuelo, 122 - CEP: 01007-000 | Praça da Sé - São Paulo - SP | Fone: +55 11 3105-5510 | E-mail: [email protected] Sindicatos e movimentos sociais. Permitida a reprodução dos conteúdos do site, desde que citada a fonte. Esse site é protegido por reCAPTCHA. Políticas de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam
intersindical

Receba novidades em seu e-mail. Sem spams.