Na programação, que teve início às 8h, o sindicato organizou um café da manhã, além de exibição de documentário sobre a luta das mulheres no Brasil, debate com o tema “A mulher e a luta pela igualdade de direitos” e discussão sobre o Dia Municipal dos Servidores Aposentados no Município de Fortaleza.
Para o debate, o Sindifort e a Intersindical convidaram a professora Neiva Ines Lazarotto. Neiva é professora da rede de ensino estadual do Rio Grande do Sul e diretora do sindicato estadual dos educadores. Também integra a direção executiva da Intersindical e é coordenadora do setorial de mulheres da Central.
Em sua fala, a professora Neiva abordou as lutas e desafios enfrentados pela mulher trabalhadora na atual conjuntura. A Intersindical divulgou documento com o título “Por que as mulheres lutam”. No documento, a Intersindical aborda questões como a violência contra a mulher, Estatuto do Nascituro, estado laico, medida 557 que trata do cadastro de gestantes, aborto etc. Para ler o documento, clique aqui.
A presidente do Sindifort, Nascelia Silva, denunciou as políticas do governo Dilma, que beneficiam banqueiros e grandes empresários em detrimento dos trabalhadores, dos pobres, das mulheres etc. Lamentou que Dilma, primeira presidente mulher, continua decepcionando a imensa maioria dos brasileiros e atacando direitos duramente conquistados.
No final do evento, foi prestada uma homenagem a várias mulheres militantes e sindicalistas com entrega de título homenageando sua participação nas lutas.
O Sindifort parabeniza a todas as mulheres e, em particular, às servidoras municipais pelo 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Relembrando Rosa Luxemburgo, vamos lutar “Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres.”
Veja AQUI fotos do evento.
Comentários