Neste 14 de agosto acontece a Marcha das Margaridas 2019

14 de agosto, marcha das margaridas, mão com margarida, mão com flor

Está chegando a hora! Todas a Brasília lutar pelos nossos direitos!

Milhares de mulheres do campo, da floresta e das águas vão sair de suas terras nos próximos dias, levando ao centro do poder o grito de agricultoras familiares, ribeirinhas, quilombolas, pescadoras, extrativistas, camponesas, quebradeiras de coco, trabalhadoras urbanas e dos movimentos feministas e de mulheres indígenas de todo o país.

As caravanas estão se preparando, e gostaríamos de reforçar que convidamos todas e todos a participar conosco deste importante momento da nossa democracia, tanto nos eventos locais, que estão ocorrendo no seu município, quanto na grande Marcha das Margaridas, dia 14 de agosto.

As atividades do dia 13 são dirigidas às Margaridas que estarão alojadas no espaço dedicado. No dia 14, nossa concentração para a Marcha será no Pavilhão do Parque da Cidade, a partir das 6h, e o deslocamento ocorrerá sentido à Esplanada dos Ministérios. No trajeto, ao longo do Eixo Monumental, outros movimentos, moradoras e moradores de Brasília se unirão à Marcha.

Por favor, busquem informações nas nossas redes sociais, nas das organizações parceiras, ou entrem em contato direto com sindicatos ou federações de trabalhadores e trabalhadoras da agricultura, nos seus estados.

NOSSA ARTICULAÇÃO

Inspiradas na história da liderança camponesa Margarida Maria Alves, assassinada a mando de usineiros, em 1983, em Alagoa Grande (PB), as Margaridas marcham a cada quatro anos para levar suas propostas e quereres à capital federal.

Levaremos faixas, mensagens e bandeiras pela nossa vida, contra o machismo, a violência sexista, os retrocessos ambientais e em defesa dos direitos sociais conquistados por todas as brasileiras e brasileiros.

Seguiremos em marcha, até que toda sejamos livres!

Neste 14 de agosto, vamos juntas!

Realizada desde o ano 2000, a Marcha das Margaridas promove a sua 6ª edição, contando com a parceria de 16 organizações sociais e movimentos de mulheres representantes de vários segmentos.

Coordenada pela Confederação Nacional de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), suas 27 Federações e mais de 4 mil Sindicatos filiados, a Marcha das Margaridas se constrói em parceria com os movimentos feministas e de mulheres trabalhadoras, centrais sindicais e organizações internacionais. Este ano, são parceiras da Marcha as seguintes organizações:

Confederação Nacional de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares – CONTAG
Marcha Mundial das Mulheres – MMM
Articulação de Mulheres Brasileiras – AMB
União Brasileira de Mulheres – UBM
Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste – MMTR-NE
Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu – MIQCB
Conselho Nacional das Populações Extrativistas – CNS
Movimento Articulado das Mulheres da Amazônia – MAMA
GT Mulheres da Articulação Nacional de Agroecologia
União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária – Unicafes
Confederação de Organizações de Produtores Familiares, Camponeses e Indígenas do Mercosul Ampliado – Coprofam