Nota sobre o ato do dia 14 de março em São Paulo. 2 anos de luto e luta por Marielle Franco e Anderson Gomes

Informamos a todas e todos que continuaremos juntas e juntos no #14M de São Paulo, mas nosso dia de luta precisará de adaptações:

Diante das recomendações sobre como conter o avanço do coronavírus em São Paulo, nossa manifestação de rua, que aconteceria no próximo dia 14 de março, as 17h na Praça do Ciclista, está cancelada.

Mas seguiremos, mobilizados de luto e luta, por Marielle Franco e Anderson Gomes!

Explicamos a decisão: o número de pessoas contaminadas com o vírus nos próximos dias pode aumentar. Isso quer dizer que serão as pessoas mais pobres, em geral mulheres, pessoas negras e moradoras de favelas e periferias, que mais estarão vulneráveis. Por isso, achamos necessário afirmar a urgência do governo em investir em Saúde Pública e fortalecer o SUS para enfrentarmos a pandemia que chegou ao país. Marielle lutou incansavelmente contra a necropolítica aplicada através do desmonte do SUS, que mata o povo negro e pobre. E nossa luta segue, por justiça e por nossas vidas!

Mas a luta não começa e nem termina hoje: no último dia 8 de março, 10 mil mulheres ocuparam as ruas de São Paulo por Justiça para Marielle, desde então atividades descentralizadas estão acontecendo em todo o Estado. Devemos seguir assim!

No próximo sábado completarão 731 dias que estamos transformando o luto em luta e buscando por respostas: quem mandou matar Marielle e por quê? Nos mantemos firmes!

Nosso #14M2020

Vamos fazer um Amanhecer por Marielle e Anderson em todo Brasil.

Então, amanhã de manhã, São Paulo vai amanhecer com a faixa que seria usada em nosso ato em um grande ponto de visibilidade da cidade e nós convidamos todas e todos a pendurarem uma faixa, lenço, pano amarelo ou girassol na sua janela, laje ou varanda! Pendure também na sua rua ou na praça perto de casa!

Tire foto, grave vídeos e poste nas suas redes sociais com a hashtag #JustiçaPorMarielleEAnderson