Nos dias 18, 19 e 20 de Março de 2016 acontecerá, na cidade de São Paulo, o 1º Congresso Nacional da Intersindical Central da Classe Trabalhadora. Na noite do dia anterior, dia 17/03, teremos o 2º Encontro das Mulheres Trabalhadoras da Central.
Fundada em março de 2014, a Intersindical já figura no cenário nacional como importante referência de luta classista, democrática e independente.
A participação decisiva nas lutas contra o PL da terceirização, contra o ajuste fiscal e o ataque aos direitos, no combate à ofensiva da direita no congresso e na sociedade é uma marca da atuação da central nesse curto tempo de vida.
Seu papel na construção da unidade, principalmente através da Frente Povo Sem Medo, também é uma característica que demonstra a importância da central neste período tão complexo da vida brasileira.
A participação nas lutas dos ramos e categorias, principalmente nas campanhas salariais, através dos sindicatos, da militância e da direção da central foi também fundamental para fortalecer a classe trabalhadora e impedir o arrocho salarial e rebaixamento dos direitos.
A solidariedade às lutas da classe, o apoio às oposições e direções combativas nas eleições sindicais e a adoção de uma política acertada para o período demonstram o acerto da construção da central como instrumento a serviço da nossa classe, sem vacilações ou sectarismo, buscando sempre o caminho da coerência, da combatividade e independência de classe.
O internacionalismo da central também foi uma marca de sua atuação, com a participação em diversas atividades internacionais, particularmente na América Latina e Caribe. A aproximação e o debate com a Federação Sindical Mundial e suas redes, apontam o rumo que a central deve seguir: classismo e compromisso com o fim da exploração de classe.
Cabe, agora, ampliar a organização, aumentar seu enraizamento nos estados e categorias, avançar no processo de filiação dos sindicatos e consolidar uma referência de massas, ampla, plural, aberta ao conjunto das trabalhadoras e trabalhadores comprometidos com os interesses populares.
Participe, você também, do 1º Congresso da Intersindical Central da Classe Trabalhadora. Debata na sua entidade sindical ou movimento de trabalhadoras e trabalhadores.
Saiba mais: → Quem pode participar do 1º Congresso? → Combater a dispersão e afirmar a solidariedade de classe → Inscreva sua entidade aqui |
Comentários