Diante da gravidade da situação do país, não há dúvida que devemos respeitar, conversar e nos unir com todas e todos que lutam contra o pior governo da história brasileira, independente de qualquer diferença.
Quem é contra o atual presidente sabe que colocar fim a este governo é nosso principal objetivo. Então, é preciso perguntar: A QUEM INTERESSA UM 2° TURNO?
Devemos responder de forma honesta essa pergunta, sem meias verdades. E a resposta é: apenas um candidato será beneficiado caso aconteça um 2° turno nessas eleições, e o nome dele é BOLSONARO.
Não adianta se iludir com outras possibilidades, com todo respeito às outras candidaturas à presidência.
A candidatura de Ciro Gomes (PDT), a terceira colocada nas pesquisas, já está fora de um 2° turno, sem nenhuma chance de ultrapassar Bolsonaro. É preciso que se diga a verdade, o voto em Ciro não é mais para elegê-lo como presidente, é um voto para que se tenha 2° turno.
Mas quem ganha com isso? Bolsonaro, que terá mais 28 dias para abrir sua caixa de maldades e mentiras e fazer de tudo para se manter na presidência. Quem pode garantir que o atual presidente não irá atentar mais uma vez contra a verdade e a democracia? Quem duvida de uma nova “facada”, um novo ato golpista ou até mesmo mais um incentivo à violência contra quem pensa diferente dele? Ninguém; porque ele já provou ser capaz de tudo.
Estas eleições não estão ganhas e o segundo turno só serve para dar uma nova chance para Bolsonaro, para nada mais. Tudo que Bolsonaro quer e precisa é de um 2° Turno. Mas, por que?
A primeira, ocorrendo o 2° turno, a extrema-direita se fortalece, demonstrará peso eleitoral e procurará manter o padrão de polarização e disputa que eles precisam para existir na vida política brasileira. Mesmo não vencendo as eleições, o fascismo se consolidaria como a segunda força eleitoral no Brasil, trazendo para o seu entorno, as demais frações políticas e sociais conservadoras.
A segunda razão, no 2° turno são apenas Lula e Bolsonaro, por não haver as demais candidaturas, Bolsonaro estará ainda mais motivado a questionar o resultado das urnas, usará a mentira já pronta, “o PT fraudou as eleições com o apoio do TSE”. Ao difundir a ideia de fraude, criará o terreno e as condições para aprofundar o discurso golpista, a mobilização dos seus seguidores e o ataque às instituições de estado. Já vivemos situação parecida em 2014 e o resultado é a degradação política que observamos hoje. Um 2° turno não é outra coisa senão o fortalecimento da extrema-direita e aprofundamento da instabilidade política.
Faltam poucos votos para que Lula seja eleito no 1° Turno, esses votos não virão dos eleitores de Bolsonaro, as pesquisas já mostraram. Sendo assim, os eleitores e eleitoras de Ciro e das demais candidaturas à presidência devem fazer aquilo que seus candidatos não tiveram a grandeza de fazer. Devem retirar qualquer chance de Bolsonaro ir ao 2° turno, isso significa votar em Lula no dia 02 de outubro.
As eleições deste ano não são sobre preferências e identidades; são sobre derrotar um genocida. Nossa melhor oportunidade para fazer isso é agora, no 1° turno votando em Lula.
Bolsonaro não pode ter uma 2° chance. Vamos todas e todos decidir no 1° Turno, concentrando votos em Lula, para demonstrar que é na democracia que queremos construir unidades e debater nossas diferenças.
São Paulo, 13 de setembro de 2022
Secretaria Geral,
Intersindical Central da Classe Trabalhadora
Ana disse:
O argumento do texto cai exatamente no momento em que cita: “A segunda razão, no 2° turno são apenas Lula e Bolsonaro, por não haver as demais candidaturas,”. Então porquê querer acabar com a candidatura do Ciro? Sabem que os votos de Ciro, Simone Tebet, Soraya e Ricardo D’Ávila, não irão para Lula no segundo turno. Esse é o motivo de todo esse ódio voltado a Ciro Gomes…