Assembleias na Merck, Pfizer e EMS pressionam na campanha salarial do setor farmacêutico

Assembleias na Merck Sharp & Dohme (MSD) Farmacêutica em Campinas, no Laboratórios Pfizer em Itapevi e na EMS Farmacêutica (foto acima) em Hortolândia mostraram que as trabalhadoras e trabalhadores estão mobilizados e garantir conquistas na campanha salarial 2016 do setor farmacêutico, bem como de conquistas avanços nas reivindicações específicas.

A assembleia na EMS foi realizada na madrugada de hoje (06/04), e na MSD e na Pfizer ontem. Nas três, além das questões gerais da categoria na campanha salarial, as trabalhadoras e trabalhadores responderam pesquisa por escrito que será base para as reivindicações específicas a serem apresentadas pelo Unificados às empresas. Destacam-se questões relativas à saúde e segurança no trabalho, assédio moral, pressão por muita produção, implantação de plano de cargos e salários e horas extras excessivas e obrigatórias.

As avaliação e decisão final sobre a campanha salarial 2016 do setor farmacêutico serão tomadas pelas trabalhadoras e trabalhadores em assembleias nas regionais Osasco e Campinas do Sindicato Químicos Unificados.

A data base da categoria é 01 de abril. O período aquisitivo é de 01 de abril de 2015 a 31 de março de 2016. A inflação anualizada está projetada em 10,5%. O índice oficial, medido pelo Índice Nacional de Preços aos Consumidor (INPC) será divulgado oficialmente por volta de 11 de abril.

Na Regional Osasco a assembleia será na sexta-feira (8), na sede, que fica na Praça Joaquim dos Santos Ribeiro, nº 265, km 18, com início às 18h. Na Regional Campinas será no domingo (10), no Cefol, situado na rodovia D. Pedro I, km 118, a partir das 09h30.

Esta é a contraproposta patronal às reivindicações apresentadas pelas trabalhadoras e trabalhadores:

Químicos Unif 015_01

Foto: Edo Cerri