Bolívia tem a menor taxa de desemprego da América do Sul

Bolívia tem a menor taxa de desemprego da América do Sul
Imagem: Comunicação da Intersindical
Compartilhe:

A Bolívia, por meio de investimentos públicos, reduz pela metade a taxa de desemprego nos últimos 12 anos.

Após o lançamento, em maio do ano passado, do ambicioso Plano Nacional de Emprego, que destinou 146,4 milhões de dólares para geração de novos postos de trabalho, a Bolívia se torna o país com menor taxa de desemprego da América do Sul.

Em 2005, o desemprego atingiu 8,1% da população economicamente ativa, essa taxa foi reduzida para 4,5% em 2017, segundo dados do BID. A perspectiva é que em 2018 continue a tendência de queda, devido a manutenção das políticas governamentais de apoio à atividade produtiva.

Ano passado, o Brasil atingiu a taxa de 12,7 , segundo dados da PNAD Contínua, ou seja, praticamente 3 vezes maior do que a Bolívia.

A questão fundamental é que com a Reforma Trabalhista e demais medidas de redução de investimentos públicos, a tendência é que 2018 termine com uma taxa ainda maior de trabalhadores sem ocupação.

Texto: Pedro Otoni


CLIQUE E ACOMPANHE A INTERSINDICAL NAS REDES

Acha esse conteúdo importante? Entre em nosso grupo de WhatsApp ou inscreva-se para receber nossa Newsletter

Comente esta publicação

Acompanhar a discussão
Notificar de
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
INTERSINDICAL Central da Classe Trabalhadora | 2024 Sede Nacional: Rua Riachuelo, 122 - CEP: 01007-000 | Praça da Sé - São Paulo - SP | Fone: +55 11 3105-5510 | E-mail: [email protected] Sindicatos e movimentos sociais. Permitida a reprodução dos conteúdos do site, desde que citada a fonte. Esse site é protegido por reCAPTCHA. Políticas de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam
Pular para o conteúdo