O IV Congresso Internacional de Ciências do Trabalho, Meio Ambiente, Direito e Saúde será realizado no Salão Nobre da Faculdade de Direito da USP, em São Paulo, entre os dias 22 e 26 de agosto de 2016. As inscrições podem ser feitas no Portal da Fundacentro, em Próximos Eventos.
O objetivo é reunir pessoas de múltiplas inserções profissionais e sociais para discutir temas referentes ao mundo do trabalho e impactos sobre a saúde e meio ambiente. Também se busca refletir sobre as possibilidades de atuação em diferentes frentes de defesa das condições dignas de trabalho e dos mecanismos protetores da vida e da saúde da população.
O evento é organizado pela Abrat (Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas), ALAL (Asociación Latinoamericana de Abogados Laboralistas), Departamento de Direito do Trabalho e da Seguridade Social da Faculdade de Direito da USP, Fundacentro e MPT (Ministério Público do Trabalho).
Temas como o modelo econômico compatível com a promoção do trabalho digno e saúde e as ameaças à seguridade social estarão em pauta. O panorama de desconstrução dos direitos do trabalho e saúde na América Latina e o futuro do trabalho diante da precarização atual e migrações recentes também serão discutidos.
Haverá ainda mesas sobre a organização, gestão do trabalho e violência moral; o capitalismo contemporâneo, seus impactos na ampliação da desigualdade na regulação social do trabalho, nos direitos sociais e no judiciário trabalhista; e catástrofes ambientais e humanas. Outras questões abordadas serão a invisibilidade do mundo do trabalho na mídia e movimentos sociais na defesa dos direitos sociais, do trabalho digno e da saúde.
“Escolhemos os palestrantes, coordenadores de mesa e mediadores entre pesquisadores, militantes e atores sociais brasileiros e de outros países da América Latina, que têm proporcionado reflexões profundas sobre as questões candentes que vivenciamos na sociedade, tendo como ingrediente adicional o cenário político e econômico instável em nosso país e no mundo”, explica a médica da Fundacentro, Maria Maeno.
O Congresso reúne especialistas de diversas instituições: Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva), ALAL, Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé, Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho – Cesit, Confederação Nacional dos Químicos – CNQ CUT; Comissão de Direitos Humanos da OAB – RJ, Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho – Codemat, Faculdade de Direito de Havana – Cuba, FIAM-FAAM Centro Universitário, FNDC (Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação), Fundacentro, Fundação Perseu Abramo, Intersindical, Justiça do Trabalho, Oboré, periódico Le Monde Diplomatique, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, rede Plataforma Política Social – Agenda para o Desenvolvimento, Universidade de Campinas – Unicamp, Universidade Autônoma do Estado do México, Universidade de Brasília – UnB, Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e Universidade de São Paulo – USP.
“São pessoas que têm se destacado como protagonistas nas frentes em que atuam. Com isso, esperamos promover um grande encontro de ideias que ajudem a sociedade a construir caminhos que ampliem os direitos sociais conquistados”, conclui Maeno, que é da Comissão Organizadora.
Clique aqui e veja mais detalhes sobre o evento e palestrantes que já confirmaram presença.
Tópicos relacionados
Comentários