Os Guarani da aldeia indígena localizada no bairro do Jaraguá participaram de audiência pública na Câmara Municipal de São Paulo na tarde desta segunda-feira (09) sobre a atuação irregular da Construtora Tenda próximo da aldeia. No entanto, ao fim da audiência, a representante da construtora leu uma nota em que a empresa afirma categoricamente que não irá retirar o pedido de reintegração de posse.
Há mais de um mês os indígenas do Jaraguá travam uma briga com a Tenda e sua tentativa de construir uma série de edifícios residenciais em área de proteção, muito próximo a aldeia e sem o devido diálogo com os povos originários do região.
“Toda a omissão por parte da Prefeitura de São Paulo, por parte do Governo do Estado, toda a insensibilidade da Tenda em ir na aldeia e desrespeitar nossa palavra, o nosso acordo, vocês conseguiram fazer o nosso sentimento mais primitivo de defesa ser colocado a prova”, argumentou David Karay, uma das lideranças da aldeia
Para proteger o local, após a derrubada de diversas árvores pela construtora, os guarani ocuparam o terreno. Contudo uma reintegração de posse está marcada para está terça-feira (10), às 6h.
David também pede ajuda no reforço da ocupação para quem puder estra lá presente: “Pedimos para quem ainda luta em defesa da nossa natureza, se puder, vá para a ocupação. Seria uma grande ajuda”.
Na audiência estão, além dos indígenas, estava também representantes da Construtora Tenda, OAB, Secretário de Licenciamento, Funai e parlamentares da Câmara.
Como parte da ação de resistência da ocupação para proteção da área, outros indígenas ocuparam também nesta tarde o escritório da construtora.
Clique aqui ou na imagem abaixo para ver no Maps a localização.
Tópicos relacionados
Comentários