Entrar

Coletivo de mulheres da Intersindical lança a Revista Essas Mulheres

Revista Essas Mulheres 2016 - A primeira publicação | INTERSINDICAL
Imagem: Alexandre Maciel (foto de capa, editoração e diagramação da revista)
Compartilhe:

Essas Mulheres 2016

A revista Essas Mulheres é parte da necessidade da Intersindical – Central da Classe Trabalhadora – dialogar diretamente com mulheres trabalhadoras e seguir numa resistência atual e necessária: a luta das mulheres!

Num contexto onde estamos vivenciando um retrocesso no que se refere à retirada de direitos de trabalhadoras e trabalhadores, as mulheres, especialmente as negras, são as mais atingidas. Assim, este primeiro número trata de diferentes temas que estão presentes em nosso cotidiano de mulheres trabalhadoras.

A luta pela moradia, direito que deveria ser garantido para todas e todos, especialmente para as mulheres que, normalmente, são as responsáveis pelo cuidado da casa, das crianças e de parentes doentes ou envelhecidos. Passando pela necessidade de compreendermos o que significa direitos sexuais e reprodutivos e de quanto este tema, que parece secundário, é urgente e também deve ser pauta sindical.

Neste número também abordamos o debate racial e a superexploração das mulheres no mundo do trabalho. No Brasil, o patriarcado e o racismo foram e são estruturais e estruturantes na formação de nossa sociedade. Assim, tratar da questão das mulheres, sem passar pela questão racial e pela exploração trabalhista, seria insuficiente. Nossa luta precisa se dar de maneira que o combate ao machismo, ao racismo e à sociedade dividida em classes sociais aconteça ao mesmo tempo. Só assim, é possível avançarmos na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Por fim, Essas Mulheres traz o debate sobre a violência que sofremos no mundo do trabalho. Assédio moral e sexual são faces da violência contra as mulheres e junto da diminuição do Estado, que retira direitos trabalhistas – como a atual Reforma da Previdência – são exemplos do quanto nossa luta deve seguir e avançar.

Toda central sindical que se pretende de luta, precisa estar nas ruas pelo não retrocesso e para o avanço dos direitos das mulheres, pelo combate ao racismo e à divisão classista. Deste modo, precisa incorporar em suas negociações o enfoque de gênero. Esperamos também contribuir com este debate.

Este é o primeiro número de nossa revista. Feita por muitas mãos que refletem a diversidade de nossas lutas. Lutas das categorias, nos sindicatos, nas ruas e em nosso cotidiano. Esperamos ser a primeira de tantas outras. Que Essas Mulheres contribua para nosso fortalecimento!

Essas mulheres trabalhadoras da Intersindical

Clique aqui para baixar a Revista Essas Mulheres 2016


Acha esse conteúdo importante? Entre em nosso grupo de WhatsApp ou inscreva-se para receber nossa Newsletter

Comente esta publicação

Acompanhar a discussão
Notificar de
1 Comentário
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

[…] Para ler a edição da Revista Essas Mulheres 2016, clique aqui. […]

INTERSINDICAL Central da Classe Trabalhadora | 2014-2024. Sede Nacional: Rua Riachuelo, 122 - CEP: 01007-000 | Praça da Sé - São Paulo - SP | Fone: +55 11 3105-5510 | E-mail: [email protected] Sindicatos e movimentos sociais. Permitida a reprodução dos conteúdos do site, desde que citada a fonte. Esse site é protegido por reCAPTCHA. Políticas de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam
Pular para o conteúdo