Intervenção sobre a COVID-19 no Uruguai do dirigente sindicalista e membro da FSM, Marcos Lombardi, em entrevista com Edson Índio, Secretário Geral da Intersindical

coronavirus uruguai
Imagem: Comunicação da Intersindical

Entrevista de intervenção com a Intersindical Central de Trabalhadores do Brasil

Marcos Lombardi*

Demandas de movimentos sociais e trabalhadores

No Uruguai, os 4 primeiros casos de Covid-19 foram detectados em 13 de março de 2020. O vírus entrou no Uruguai, como na maioria dos países através do aeroporto, e certamente na Primeira Classe, portanto, e a partir daí foi espalhado pela primeira vez nos escalões superiores da sociedade uruguaia, em dois surtos detectados, um em Montevidéu durante um evento social e outro no departamento de Salto, gerando ambos os casos mais de 80 pessoas em quarentena de observação.

Como resultado das primeiras investigações, os vírus puderam vir de diferentes partes do mundo, um dos EUA, outro de Milão, outro de Barcelona e o último de Madri.

Hoje, após três meses de detecção, temos, de acordo com dados oficiais, até ontem, 9 de junho, um total de 48.896 testes realizados, dos quais 47.856 eram negativos e 1.040 positivos, deste número, temos um total de 845 confirmados , 738 se recuperaram e hoje 84 pessoas estão em andamento, 23 falecidas e 4 no CTI.

Como em todo o mundo, os profissionais de saúde são os que estão na primeira linha de fogo, 110 casos são do pessoal de saúde, 101 se recuperaram, 8 estão em andamento e 1 morreu. (Adições e subtrações que não correspondem é porque, às vezes, o teste é realizado duas vezes e pode ter variações entre o primeiro e o segundo)

Nos últimos 2 dias não foram registrados novos casos e, embora os números sejam oficiais, o que podemos questionar é que os números das estatísticas entram apenas quando a suspeita é confirmada e 14 podem ter passado. dias de quarentena preventiva sem sintomas graves e você acaba superando a doença sem nunca ter inserido o número de casos registrados nas estatísticas.

Não sabemos qual é o mecanismo em outros países, mas temos certeza de que, assim como os números da economia lidam com você, eles também podem ser manipulados na Pandemia. Lembramos também que nosso país tem 176.215 quilômetros quadrados e uma população total de cerca de 3.449.000 habitantes, portanto, temos uma média de 19 habitantes por km quadrado.

Portanto, para fazer uma comparação entre países, talvez devêssemos levar em conta o tempo decorrido desde que o primeiro caso de Covid-19 foi detectado em cada país, na população total e no território, onde teríamos números mais certos.

De qualquer forma, acrescentamos como informação que no Uruguai a Quarentena obrigatória nunca foi decretada, mas a necessidade de confinamento voluntário sempre foi enfatizada e é uma medida que a população em geral entendeu, aceitou e seguiu.

Verificou-se que a atividade em locais de recreação, como cafés, teatros e shopping centers, foi reduzida em até 75%, e em parques, praças e praias, em 79%.

Assumimos que a conformidade popular e a rapidez nas respostas são fatores determinantes, mas também para fazer uma comparação real, teríamos que analisar a situação geral da sociedade, levando em consideração outros fatores que compõem o universo.

O Uruguai possui um governo há 15 anos que trabalha para criar condições mais iguais para a população e que também influencia, por exemplo, o Uruguai possui um Sistema Integrado de Saúde que cobre toda a população, o que significa que, de alguma forma, a infraestrutura existe. uma maneira mais abrangente e, portanto, uma resposta mais rápida a qualquer emergência, e se não olharmos para o Norte ou para os Países do Primeiro Mundo onde a saúde é um bem mais comercial que o humano, onde a Saúde não está ao alcance de toda a sociedade, pelo alto valor econômico, os Hospitais e os Sanatórios entraram em colapso porque, entre outras coisas, possuem tecnologia de ponta, mas, para um setor pequeno, permanecem em vista os critérios políticos em saúde.

No Uruguai, há um Sistema de Seguridade Social instalado há muitos anos, que oferece cobertura por meio do Banco de Seguridade Social a trabalhadores, aposentados e pensionistas, e que foi usado nesta ocasião, temos o Seguro Desemprego que cobre até 4 meses em trabalhadores com uma média de aproximadamente 66%, por exemplo, facilitaram a tarefa de confinamento para um setor importante da população. Temos fibra ótica com acesso à Internet em uma porcentagem aproximada de 80% da população e um Plano Ceibal que fornece computadores a todas as crianças em idade escolar e secundária, alcançando maior contenção nos lares para todas as crianças e adolescentes. adolescentes que, além de serem usados ​​para a continuidade da educação na Internet, também serviam para comunicação e entretenimento. E poderíamos listar algumas outras “dicas” que se somam à comparação, embora eu ache que o fundamental é marcar essas diferenças porque o governo que assumiu o cargo em 1º de março de 2020 encontrou a Covid-19, mas também encontrou um país onde já existia. uma infraestrutura montada que com certeza tornava a estrada mais plana.

Medidas do governo nacional

Desde a confirmação do primeiro caso, o Governo realiza uma conferência diária para informar sobre o progresso da Covid-19 e as medidas que estão sendo decretadas. Isso, de acordo com nossa visão, é duplamente utilizado, por um lado, eles nos informam sobre a situação do vírus e, por outro, usam o espaço como propaganda política, informando as novas medidas com a argumentação que melhor lhes convém de acordo com seus interesses. Obviamente, esse governo possui a maioria da mídia informativa para que as perguntas sejam previamente coordenadas. Vamos nos referir a isso mais tarde.

Especificamente, o Governo ordenou em 14 de março a criação de um “Grupo Técnico Científico Consultivo” que tenha entre seus membros cientistas de alto nível e que sejam responsáveis ​​por analisar cada uma das medidas adotadas pelo governo, determinando as consequências. Reconhecemos que foi uma boa medida adotada muito rapidamente, uma vez que alguns países que conheciam os estragos dessa doença muito antes de nós estão apenas tomando medidas semelhantes.

Entre as medidas mais notórias, podemos afirmar a suspensão de todos os níveis de ensino, a partir de 14 de março e, em primeira instância, por 14 dias, uma medida que foi prorrogada posteriormente por tempo indeterminado e que, a partir de hoje, foi gradualmente aumentada. Gradualmente, por exemplo, as Escolas Públicas das áreas rurais do interior do país reabriram e, a partir de 15 de junho, as crianças das Escolas de Montevidéu serão gradualmente reintegradas pouco a pouco com as precauções preventivas necessárias e não obrigatórias, mas opcional por decisão dos pais.

Os protocolos operacionais foram assinados em todos os ramos de atividade e de forma tripartida entre o Poder Executivo, os setores empresariais e os trabalhadores, mantendo as recomendações do Ministério da Saúde Pública e da OMS.

O Covid-19 foi inicialmente incluído como uma doença profissional por 45 dias para o pessoal médico e não médico do setor privado de saúde.

As pessoas com mais de 65 anos de idade foram instadas a fazer uma quarentena preventiva autorizando apenas com a idade de entrada no Seguro Saúde (17.000) trabalhadores dependentes aderiram a essa opção com um mecanismo de subsídio inferior a 70% do salário líquido. Além disso, foram estabelecidos horários especiais de atendimento para adultos acima de 65 anos em todos os locais de serviço público.

Foi criado o “Fundo Coronavírus”, composto por uma contribuição por dois meses de salários de funcionários públicos com salários superiores a 80 mil pesos uruguaios (1.800 dol) líquidos, aos quais é feito um desconto na escala de 5,10 e 20% de acordo com o nominal recebido.

15.000 funcionários que prestam serviços pessoais ao Estado, governos departamentais, entidades autônomas, serviços descentralizados. Cargos políticos, legisladores, prefeitos, subsecretários e cargos de confiança eleitos e nomeados, ou seja, do Presidente inclusive para baixo, todos colaborarão.

A isto devemos acrescentar que, no Parlamento, a frente ampla propôs que esse desconto fosse mantido por 5 anos e que o dinheiro fosse usado após a pandemia para a construção dos setores mais pobres da sociedade e, é claro, não obteve os votos necessários.

O uso obrigatório de máscaras faciais foi decretado para todo o pessoal e clientes de grandes lojas e supermercados, bem como o uso de transporte público para passageiros.

Uma das medidas iniciais foi o fechamento de fronteiras

Essa medida foi tomada com o Brasil como uma medida espelhada e hoje é mantida, embora nas cidades binacionais seja muito difícil controlar rotas e atalhos, estradas secundárias que geralmente não têm controle rigoroso e foram historicamente usadas pelos cidadãos de ambos os lados. para entrar e sair diariamente.

Nos últimos dias, devido ao aumento de casos de Covid-19 na cidade de Rivera, como resultado da viagem de ida e volta de cidadãos brasileiros que trabalham no lado uruguaio e uruguaios que trabalham no lado brasileiro, os controles de temperatura na alfândega foram reforçados. Também na Argentina, o controle sobre as pontes foi fortalecido e, embora as medidas de quarentena e fechamento de fronteiras sejam mantidas naquele país, também ajuda a controlar o nosso.

Medidas políticas sociais

A primeira coisa que foi resolvida foi o teletrabalho nos setores público e privado.

Como complemento, foi aprovada uma modalidade de flexibilidade do seguro-desemprego, cobrindo setores que não correspondiam a ele e gerando uma opção de emprego de meio período ou 15 dias por mês, cobrindo o restante com o pagamento do seguro-desemprego. Isso abrange principalmente os setores de comércio geral, comércio varejista de alimentos, como bares, hotéis, restaurantes, serviços culturais, esportes, lazer, agências de viagens etc.

A transferência de 1.000 milhões de pesos do Ministério da Economia e Finanças para o Ministério do Desenvolvimento Social foi aprovada para prolongar o horário e criar abrigos para pessoas em situação de rua, abrigos que já foram criados e que, quando esse governo era contrário, foram criticados .

Os alimentos dobraram por dois meses nas cantinas municipais do interior e nas cestas dos escritórios territoriais. Os jogos nos cartões de atendimento do MIDES dobraram outro sistema que foi duramente criticado, mas, graças à sua existência, eles já tinham todos os dados da pesquisa e detecção realizados.

Foram entregues cestas para 11.800 famílias que colecionavam Bolsa Família no Plano de Ações, outra criação de governos anteriores. Deve-se dizer que todas essas medidas anunciadas com hype e pratos na mídia televisiva e, especialmente, no canal de notícias do governo significam, aproximadamente, fazer um cálculo por família e por membro em um tipo de família de 4 pessoas, com um aumento de 750 Pesos uruguaios por mês por pessoa, cerca de US $ 17 por mês, além do que eles já receberam.

A continuidade do pagamento de itens alimentares foi possibilitada nas cantinas das escolas e nas escolas iniciais, onde o almoço é coberto para a preparação e / ou entrega de alimentos. Cerca de 71.700 crianças removem seus alimentos diariamente.

Medidas econômicas

O governo anunciou em 19 de março, 6 dias após o início do vírus no Uruguai, a abertura de linhas de crédito para pequenos e médios empresários no valor de até 50 milhões de dólares e o trabalho com organizações de crédito multilaterais para aumentá-los para 125 milhões. de dólares Uma oferta para todo o setor de negócios.

Diferimentos para pagamentos de empresas em BPS e DGI. Aumentos nos fundos de garantia de crédito para instituições financeiras para que eles possam acessar empréstimos de até 2,5 bilhões de dólares. Adiamento do pagamento do IVA. Diferimento de pagamentos de contribuições do empregador por 3 meses a proprietários e monotributistas. Extensão de pagamento de patente. 18% de descontos para produtores agrícolas e de frutas.

Como se vê, as medidas de auxílio aos setores empresariais são contadas em dólares e por números inimagináveis ​​do espaço físico que podem ocupar, e as medidas de contenção econômica das classes mais baixas são contadas em moedas e uruguaios. As medidas econômicas são para que a crise seja paga pelos trabalhadores e pelo povo.

Demandas dos movimentos sociais e dos trabalhadores

Em meio à Emergência Sanitária decretada no Uruguai contra os avanços do Coronavírus, o Governo introduziu a LUC no Parlamento, a Lei da Consideração Urgente, um recurso garantido por nossa Constituição para definir e votar dentro de 90 dias.

Os legisladores uruguaios precisam votar uma lei que contém questões urgentes para resolver, caso os 90 dias não sejam votados a favor, ela é aplicada por decreto, isso poderia ser feito em um caso excepcional, uma guerra que nos envolve, ou uma catástrofe que causa tanto dano para o País que não há outra opção senão aplicá-la, mas não em um caso como o do Covid-19 e menos com o resultado que está gerando hoje, mas o governo o elaborou em um projeto anterior às eleições nacionais e ao Covid-19 veio como um anel de dedo.

Esta lei tem mais de 500 artigos da mais variada natureza, mas entre eles assuntos que dizem respeito à classe trabalhadora organizada e muito, como por exemplo, restringem as liberdades individuais e o direito de greve, restringem os piquetes que interpretam muito ampla, gerando a permissão para repelir pela força mobilizações populares de qualquer natureza. Uma aberração contra todas as liberdades. Uma lei que não dá nenhum tipo de resposta, seja na forma ou no conteúdo, às necessidades das grandes maiorias nacionais e populares.

O URGENTE É O POVO!

Mais de 200.000 trabalhadores no seguro-desemprego, 45% com a incerteza de não saber se manterão o emprego. Mais de 7.800 demissões já realizadas. Uma grande porcentagem de Trabalhadores com Teletrabalho, que permanecerá nesta nova modalidade. Diretrizes governamentais para negociação coletiva que representam não apenas crescimento zero, mas também reduções salariais e direitos conquistados.

Todas as câmaras de empregadores mantêm negociações negociando em baixa, tornando os trabalhadores membros em perdas, mas nunca em lucros.

O PIT-CNT está liderando uma luta em conjunto com o recém-criado INTERSOCIAL e que é composto, além da Central dos Trabalhadores, por organizações sociais como a FUCVAM, ovelhas negras coletivas, feministas intersociais, FEUU, ONAJPU e redes de ecologistas amigos da terra .

Entre as principais reivindicações, destacam-se.

1. Renda básica transitória equivalente a pelo menos um salário mínimo nacional (US $ 16.300 uruguaios, cerca de 370 dólares) para aproximadamente 400.000 pessoas que não recebem nenhum tipo de ajuda e porque não estão registradas na Previdência Social por serem trabalhadores independentes, como comerciantes, vendedores ambulantes, trabalhadores da cultura, músicos etc.
  2. Compromisso com a manutenção de empregos para funcionários de médias e pequenas empresas.
  3. A proteção da negociação coletiva, e não das medidas unilaterais, Proibir descontos para grupos de risco, cobre 100% do salário das licenças médicas pelos GRUPOS DE RISCOS.
  4. Adiar o aumento das tarifas públicas já anunciadas.
  5. O governo elevou todas as tarifas públicas, água, energia, gás e telefonia em cerca de 10% no meio da Pandemia, levantando muito mais dinheiro do que alega estar dando nos Planos de Assistência.
  6. Implementar políticas para congelar pagamentos de moradias, aluguéis e hipotecas por um período de 6 meses, equiparando os benefícios aos setores empregadores.
  7. Proteja o pessoal de saúde com todos os suprimentos necessários.
  8. Gere itens extraordinários de orçamento para os centros educacionais, jardins e escolas públicas comprarem sabão, álcool gel, toalhas, luvas, máscaras, desinfetantes, etc.
  9. Fornecer elementos de higiene ao transporte público
  10. Garantir o acesso à saúde de pacientes crônicos devido a doenças pré-estabelecidas

A população espontaneamente organizada principalmente de jovens e nos bairros mais pobres do país está dando um exemplo de solidariedade, dando uma resposta com a criação de panelas populares mais de mil panelas em todo o país, mais de 300.000 cestas distribuídas, lanches, doações de roupas e todos os tipos de ajuda

Nova rede de montagens

O Pit-Cnt estabelecerá uma rede de montagens em todos os centros de trabalho que envolverá uma série de reuniões com pequenos produtores, pequenos e médios comerciantes e setores da indústria em geral.

Também manterá contatos com representantes da Universidade da República (UdelaR), organizações sociais, religiosas, culturais e produtivas. Todos os “setores interessados ​​em buscar respostas para a emergência social”.

Posteriormente, o sindicato dos trabalhadores planeja solicitar uma reunião com os Poderes Executivo e Legislativo.

*Marcos Lombardi é Coordenador Geral do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte de Carga, Presidente da FUTAC (Federação Unitária do Transporte do Porto da Pesca) e Vice-Presidente da UIST-FSM (União Internacional Sindical do Transporte).

Assista aqui à entrevista completa:

Acha esse conteúdo importante? Entre em nosso grupo de WhatsApp ou inscreva-se para receber nossa Newsletter

Comente esta publicação

Acompanhar a discussão
INTERSINDICAL Central da Classe Trabalhadora | 2024 Sede Nacional: Rua Riachuelo, 122 - CEP: 01007-000 | Praça da Sé - São Paulo - SP | Fone: +55 11 3105-5510 | E-mail: [email protected] Sindicatos e movimentos sociais. Permitida a reprodução dos conteúdos do site, desde que citada a fonte. Esse site é protegido por reCAPTCHA. Políticas de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam