Sindicato dos Bancários de Santos e região
O Itaú quis aproveitar a volta do feriado para botar as garras de fora e dar mais uma prova de sua ganância. Nesta sexta-feira (5/6), o banco tentou implantar um sistema de “triagem” de clientes nas agências da Baixada Santista. A intenção é barrar a entrada das pessoas nas agências para, em breve, demitir bancários. Tudo em nome do aumento dos lucros bilionários, que chegaram a quase R$ 5,8 bilhões no 1º trimestre de 2015.
O plano só não avançou por causa da intervenção da diretoria do Sindicato dos Bancários de Santos e Região e da reclamação dos clientes. Na manhã de hoje (5/6), após receberem denúncias sobre a triagem, os diretores seguiram até a agência 021, no Centro de Santos, que abriga a sede da gerência regional.
Eles apuraram que havia uma determinação para direcionar os clientes para casas lotéricas ou utilizar o autoatendimento. “Em reunião com o gerente regional, Alexandre Zanzini, ele confirmou que havia esse projeto. Porém, na 021 eles voltaram atrás por causa da quantidade de clientes, que reclamaram”, afirmou o diretor do sindicato e funcionário do Itaú Élcio Quinta.
Panfletagem
Além de conversar com o gerente regional para impedir a continuidade da triagem, os diretores fizeram panfletagem dentro do banco. Foi distribuída uma carta aberta à população denunciando a ganância do banco, que lucra bilhões anualmente.
Todo esse lucro é resultado das altas tarifas pagas pelos clientes, da redução de postos de trabalho e assédio contra os trabalhadores para o cumprimento de metas. No panfleto constam também os telefones para denúncia no Banco Central (145) e no Cidoc Santos (0800-779-0151).
“Depois que os dirigentes do Sindicato se reuniram com o gerente regional, outras unidades da Baixada Santista também pararam de realizar a triagem”, comentou Márcio Fidêncio, que também é diretor do Sindicato e funcionário do Itaú.
Denúncias sobre problemas em agências bancárias na Baixada Santista podem ser feitas para os diretores do Sindicato ou por meio do fale conosco do site santosbancarios.com.br.
Comentários