Ministro Rosseto diz que PL da terceirização deve ser rejeitado

Imagem: Alexandre Maciel

Durante o 3º Congresso Internacional de Ciências do Trabalho, Meio Ambiente, Direito e Saúde, o ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, declarou que o projeto de lei da terceirização, o PLC 30  deverá ser rejeitado pelo Senado. Participou também desta mesa, entre outros, Edson Carneiro ‘Índio’, Secretário Geral da Intersindical – Central da Classe Trabalhadora e diversos militantes e dirigentes ligados à central, como o Sindicato dos Bancários do Espírito Santo, Bancários de Santos e região e militantes dos Correios, entre outros. O Congresso, que é realizado na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e termina nesta sexta-feira, 28.

De acordo com Rossetto,  “o debate público aberto em torno de um redutor de direitos, um arreio de patrão que não podemos aceitar, retirou qualquer legitimidade que pudesse ter. O PL sai da Câmara e chega ao Senado com baixíssima legitimidade e deve ser reprovado”.

O arquivamento do projeto de lei da terceirização é uma vitória contra a perda de direitos históricos da classe trabalhadora e a declaração do ministro mostra a força da mobilização popular, como destaca a diretora do Sindicato dos Bancários/ES, Lizandre Borges. “Durante a palestra, ele destacou que o projeto chegou ao Senado sem legitimidade em virtude das manifestações contrárias organizadas pelos sindicatos e movimentos sociais. Disse ainda que a presidente Dilma não concorda com o projeto e que tudo indica que ele será arquivado”, diz Lizandre, que participa do evento.

A diretora do Sindibancários enfatiza ainda que  é preciso manter a mobilização dos trabalhadores. “Diante dessa fala do ministro, que é um dos representantes do Governo Dilma, temos que cobrar para que, de fato, essa postura seja colocada em prática. Também temos que exigir que esse posicionamento seja oficializado”, afirma a sindicalista. Além de Lizandre, os diretores Thiago Duda e Evelyn Flores Tavares participam do evento.

Além da palestra do ministro, a programação da terça contou com a apresentação de dados do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait) que mostram que 82% dos casos de trabalho análogo à escravidão encontrados de 1995 a 2015 no Brasil envolvem trabalhadores terceirizados. Nesse período, mais de 49 mil pessoas foram resgatadas em fazendas de gado, soja, algodão, frutas, cana, carvorias, canteiros de obras, oficinas de costura, entre outros. Segundo o auditor do Ministério do Trabalho e Emprego de São Paulo, Luís Alexandre Faria, a maioria dos trabalhadores em situações análogas á escravidão é dos setores de confecções e construção civil.

Pejotização

O secretário-geral da Intersindical, Edson Carneiro, o Índio, destacou a perversidade da terceirização e alertou que o PL aprovado na Câmara vai transformar milhões de trabalhadores q hoje possuem registro em carteira em pessoas juridicasj, além de empurrar outros milhões para contratos terceirizados. “Dizem que somos contra os terceirizados e que não queremos que eles tenham direitos, isso é um acinte à inteligência. Muitas empresas já estão à margem da lei realizando terceirização também nas atividades fins”.

Bancário, Índio destacou que a discriminação afeta gravemente a autoestima do trabalhador. “Já vi vigilante comendo sua marmita no banheiro, sentado na latrina, porque não se sentia à vontade para se sentar no refeitório.” O dirigente aproveitou para criticar a Agenda Brasil, proposta pelo governo. “A agenda é para esfolar o trabalhador. Não podemos aceitar essa agenda de retrocessos q é um golpe contra os direitos do trabalhador e afeta os interesses e a soberania nacional”.

Índio entende que no momento atual o grande capital impõe mais exploração para aumentar seus lucros, num ataque às convenções coletivas, à CLT, a princípios constitucionais de valorização do trabalhador e normas internacionais da Organização Internacional do Trabalho (OIT). “É um processo mais que de terceirização, mas de precarização e barbarização das relações de trabalho.”

O evento, que começou na segunda, 24 é organizado pela Fundacentro, pela Associação Latino-americana de Advogados Trabalhistas (ALAL) e pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).

Fonte: Sindicato dos Bancários do Espírito Santo, com informações da RBA.

Acha esse conteúdo importante? Entre em nosso grupo de WhatsApp ou inscreva-se para receber nossa Newsletter

Comente esta publicação

Acompanhar a discussão
INTERSINDICAL Central da Classe Trabalhadora | 2024 Sede Nacional: Rua Riachuelo, 122 - CEP: 01007-000 | Praça da Sé - São Paulo - SP | Fone: +55 11 3105-5510 | E-mail: [email protected] Sindicatos e movimentos sociais. Permitida a reprodução dos conteúdos do site, desde que citada a fonte. Esse site é protegido por reCAPTCHA. Políticas de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam