intersindical
Entrar
no grupo

Movimento Sindical Debate: China e Brasil – O Novo Paradigma de Desenvolvimento do Século XXI

Imagem:
Compartilhe:

SINDICATOS DEBATEM O ENIGMA DO DESENVOLVIMENTO CHINÊS

Relações Brasil- China, novos paradigmas de desenvolvimento, BRICS e a ascensão de um mundo multipolar são temas do seminário organizado pelo movimento sindical neste mês de agosto.

Resumo da Atividade

Título: Movimento Sindical Debate: China e Brasil – O Novo Paradigma de Desenvolvimento do Século XXI

Data: 26 de agosto de 2023 (sábado)

Horário: 9h30 – 12h30

Local: Casa do Professor –  R. Bento Freitas, 71 – República, São Paulo – SP

A Casa do Professor, na capital paulista, será palco de um dos debates mais importantes da atualidade. No dia 26 de agosto de 2023, das 9h30 às 12h30, acontecerá o evento “Movimento Sindical Debate: China e Brasil – O Novo Paradigma de Desenvolvimento do Século XXI”, com a presença de profissionais especialistas em desenvolvimento chinês e relações internacionais. O evento promete uma análise profunda das relações entre esses dois países e seu impacto no desenvolvimento global.

O advogado Renato Peneluppi, doutor em Administração Pública Chinesa e morador de Wuhan, palestrante do evento, abordará o estágio atual do desenvolvimento socialista chinês e como esse processo influencia o Brasil e o mundo. Apresentará ainda  apontamentos sobre a formação da nova ordem internacional multipolar a partir do BRICS+ e as oportunidades que essa situação oferece ao Brasil.

O sociólogo e professor da Escola DIEESE Ciências do Trabalho, Douglas Meira Ferreira, também palestrante do evento, irá explorar a complexa relação comercial e diplomática entre China e Brasil. Ele discutirá o histórico das relações sino-brasileiras e como o movimento sindical pode se engajar na dinâmica, além de destacar a importância da criação de redes internacionais entre atores.

A Secretária Geral da Intersindical, Nilza Pereira, atuará como mediadora do evento, apresentando apontamos sobre a importância do movimento sindical estar refletindo e intervindo no debate das relações internacionais, uma vez que toda mudança na dinâmica das relações internacionais afetam diretamente as relações de trabalho e a situação de classe.

A programação incluirá uma sessão de perguntas e respostas, onde os participantes poderão interagir diretamente com os palestrantes.

Os palestrantes discutirão temas polêmicos como: A China pode ser considerada imperialista?  Como são as relações de trabalho na China? Qual a natureza do modelo de governança socialista chinesa? Como se dá a participação política da classe trabalhadora chinesa na esfera política?

O evento proporcionará uma oportunidade única para sindicalistas, acadêmicos, especialistas em relações internacionais e interessados ​​em geral explorarem e debaterem o papel da China e do Brasil no novo paradigma de desenvolvimento do século XXI.

A participação poderá ser presencial ou virtual. Basta que o interessado ou interessada preencha o formulário de inscrição no link: https://forms.gle/1PbkidtMy71HrqWa9

Acha esse conteúdo importante? Entre em nosso grupo de WhatsApp ou inscreva-se para receber nossa Newsletter

Comente esta publicação

Acompanhar a discussão
Notificar de
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
INTERSINDICAL Central da Classe Trabalhadora | 2014-2024. Sede Nacional: Rua Riachuelo, 122 - CEP: 01007-000 | Praça da Sé - São Paulo - SP | Fone: +55 11 3105-5510 | E-mail: [email protected] Sindicatos e movimentos sociais. Permitida a reprodução dos conteúdos do site, desde que citada a fonte. Esse site é protegido por reCAPTCHA. Políticas de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam
intersindical

Cadastre-se

Receba novidades em seu e-mail. Sem spams.
Pular para o conteúdo