SINDICATOS DEBATEM O ENIGMA DO DESENVOLVIMENTO CHINÊS
Relações Brasil- China, novos paradigmas de desenvolvimento, BRICS e a ascensão de um mundo multipolar são temas do seminário organizado pelo movimento sindical neste mês de agosto.
Resumo da Atividade
Título: Movimento Sindical Debate: China e Brasil – O Novo Paradigma de Desenvolvimento do Século XXI
Data: 26 de agosto de 2023 (sábado)
Horário: 9h30 – 12h30
Local: Casa do Professor – R. Bento Freitas, 71 – República, São Paulo – SP
A Casa do Professor, na capital paulista, será palco de um dos debates mais importantes da atualidade. No dia 26 de agosto de 2023, das 9h30 às 12h30, acontecerá o evento “Movimento Sindical Debate: China e Brasil – O Novo Paradigma de Desenvolvimento do Século XXI”, com a presença de profissionais especialistas em desenvolvimento chinês e relações internacionais. O evento promete uma análise profunda das relações entre esses dois países e seu impacto no desenvolvimento global.
O advogado Renato Peneluppi, doutor em Administração Pública Chinesa e morador de Wuhan, palestrante do evento, abordará o estágio atual do desenvolvimento socialista chinês e como esse processo influencia o Brasil e o mundo. Apresentará ainda apontamentos sobre a formação da nova ordem internacional multipolar a partir do BRICS+ e as oportunidades que essa situação oferece ao Brasil.
O sociólogo e professor da Escola DIEESE Ciências do Trabalho, Douglas Meira Ferreira, também palestrante do evento, irá explorar a complexa relação comercial e diplomática entre China e Brasil. Ele discutirá o histórico das relações sino-brasileiras e como o movimento sindical pode se engajar na dinâmica, além de destacar a importância da criação de redes internacionais entre atores.
A Secretária Geral da Intersindical, Nilza Pereira, atuará como mediadora do evento, apresentando apontamos sobre a importância do movimento sindical estar refletindo e intervindo no debate das relações internacionais, uma vez que toda mudança na dinâmica das relações internacionais afetam diretamente as relações de trabalho e a situação de classe.
A programação incluirá uma sessão de perguntas e respostas, onde os participantes poderão interagir diretamente com os palestrantes.
Os palestrantes discutirão temas polêmicos como: A China pode ser considerada imperialista? Como são as relações de trabalho na China? Qual a natureza do modelo de governança socialista chinesa? Como se dá a participação política da classe trabalhadora chinesa na esfera política?
O evento proporcionará uma oportunidade única para sindicalistas, acadêmicos, especialistas em relações internacionais e interessados em geral explorarem e debaterem o papel da China e do Brasil no novo paradigma de desenvolvimento do século XXI.
A participação poderá ser presencial ou virtual. Basta que o interessado ou interessada preencha o formulário de inscrição no link: https://forms.gle/1PbkidtMy71HrqWa9
Comentários