Entrar
no grupo

Os juros dos bancos e a greve dos bancários

Imagem:
Compartilhe:

Os trabalhadores e trabalhadoras dos bancos chegam ao 15º dia de greve enfrentando a intransigência do setor mais lucrativo da economia nacional.

Apesar de tantos lucros explorando a população, seus funcionários e os recursos do tesouro nacional – através do recebimento das taxas de juros que remuneram os títulos da dívida pública – os bancos apresentaram uma proposta 2,39% inferior à inflação do período. A categoria reivindica 14,78%, referentes à inflação mais 5% de aumento real.

A greve da categoria já é uma das maiores do ultimo período. Nesta segunda-feira, 19, mais de 13 mil agencias e postos de trabalho foram paralisados, número que representa 56% do total de agências em todo o país.

A categoria têm todas as razões para cruzar os braços e exigir um processo de negociação sério, com atendimento de suas reivindicações. Além de reivindicar melhores salários e condições de trabalho, os bancários e bancárias aproveitam sua greve para rechaçar os projetos do governo Temer e da maioria do congresso que atacam direitos e o papel social do Estado, como a reforma da previdência, o PLC 30 da terceirização, a reforma trabalhista que acaba com os direitos garantidos pela CLT, as privatizações e a entrega do pré-sal.

Além de defender o reajuste salarial e os direitos da classe trabalhadora, a categoria bancária denuncia os lucros, as altas tarifas cobradas dos clientes e as maiores taxas de juros do mundo. Basta observar as taxas que os bancos cobram da população, levando as pessoas a um endividamento sem precedentes em qualquer lugar do mundo:

Taxas de juros ao ano, cobradas no rotativo do cartão de crédito, segundo o Banco Central:

– Caixa Federal:   434,76% ao ano

– Banco do Brasil:   451,93%

-Bradesco:   559,96%

– Santander:   570,48%

– Itaú Unibanco:   631,95%

(http://www.bcb.gov.br/pt-br/#!/r/txjuros/?path=conteudo%2Ftxcred%2FReports%2FTaxasCredito-Consolidadas-porTaxasAnuais.rdl&nome=Pessoa%20F%C3%ADsica%20-%20Cart%C3%A3o%20de%20cr%C3%A9dito%20rotativo&parametros=’tipopessoa:1;modalidade:204;encargo:101‘)

INTERSINDICAL – Central da Classe Trabalhadora

Acha esse conteúdo importante? Entre em nosso grupo de WhatsApp ou inscreva-se para receber nossa Newsletter

Comente esta publicação

Acompanhar a discussão
Notificar de
1 Comentário
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Joao Pereira
7 anos atrás

Fiquem firmes, Mantenham posição.

INTERSINDICAL Central da Classe Trabalhadora | 2014-2024. Sede Nacional: Rua Riachuelo, 122 - CEP: 01007-000 | Praça da Sé - São Paulo - SP | Fone: +55 11 3105-5510 | E-mail: [email protected] Sindicatos e movimentos sociais. Permitida a reprodução dos conteúdos do site, desde que citada a fonte. Esse site é protegido por reCAPTCHA. Políticas de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam

Cadastre-se

Receba novidades em seu e-mail. Sem spams.
Pular para o conteúdo