Reajuste do Piso do Magistério para 2016 pode chegar a 43% e valor proposto no senado é de R$ 2.743,65

escola sem partido

A novidade para o próximo ano é a destinação de 5% da arrecadação das loterias para ajudar na complementação do Piso Nacional do Magistério

A Comissão de Educação do Senado deve votar no próximo dia 20, terça-feira, proposta de reajustar o Piso Nacional do Magistério para R$ 2.743,65. Este valor corresponde a cerca de 43% de crescimento sobre o Piso de 2015, estipulado em R$ 1.917,78.

O projeto é de autoria da senadora Vanessa Graziottin (PCdoB-AM) e já tem voto favorável da relatora, a senadora Ângela Portela (PT-RR).

A novidade é que para 2016 o projeto que prevê o reajuste do piso propõe também destinar 5% da arrecadação das loterias para ajudar na complementação desse direito dos professores. Segundo estimativas do próprio governo federal, as loterias da Caixa devem arrecadar até o final do ano aproximadamente R$ 15 bilhões. Com isso, cerca de R$ 750 milhões devem ser injetados nessa questão do pagamento do Piso. Embora não seja uma quantia muito elevada, é um bom incentivo, haja vista que em anos anteriores tais recursos não eram sequer previstos.

A medida ainda terá que passar pela Comissão de Assuntos Econômicos, em fase final. Se aprovada, vai para a Câmara dos Deputados.

Sindicatos da Educação devem acompanhar a tramitação do projeto para evitar que o mesmo seja rebaixado por deputados ou senadores.

Fonte: Blog Dever de Classe