Uma nova ocupação surge na região metropolitana de BH. Uma comuna urbana em memória a Maria Bonita e aos espinhos da resistência sertaneja. Maria Bonita quer semear moradias na aridez da nossa metrópole, em um terreno abandonado há muitos anos, que acumulava entulhos e servia a práticas de especulação imobiliária.
A ocupação foi realizada pelas famílias que lutaram nas ocupações Maria Guerreira e Maria Vitória durante mais de um ano, com a firmeza e convicção do seu direito de morar dignamente. Mesmo tendo participado de dezenas de reuniões na Companhia de Habitação do Estado e no CEJUS-Social do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, as Marias foram despejadas e jogadas na rua em pleno inverno belo-horizontino.
O despejo das Marias mostrou a falência da Mesa Negociadora do Estado, dos processos de conciliação no Tribunal de Justiça de Minas Gerais e a continuidade da política higienista e criminalizadora do prefeito de Belo Horizonte. Mostra que no nosso Estado direitos essenciais estão sendo retirados e as conquistas que as ocupações unidas tiveram nos últimos anos estão ameaçadas.
A ocupação Maria Bonita vem mostrar que despejo não resolve o problema da falta de moradias e apenas aumenta o caos urbano. Hoje são cerca de 150 mil famílias sem moradia na nossa metrópole (FJP, 2010). Para estas, não existe hoje política habitacional eficaz, uma vez que o programa Minha Casa Minha Vida praticamente estrangulou outras políticas urbanas de regularização fundiária e urbanização das comunidades e não conseguiu reduzir o déficit habitacional, que era de 104 mil moradias em 2000 (FJP). Com o Golpe em curso no país, o governo interino e ilegítimo de Michel Temer resolveu acabar com o MCMV e com o que restava do Ministério das Cidades, retirando os subsídios do programa às famílias de baixa renda. É necessário reinventar a luta pela reforma urbana!
Maria Bonita nasce da resistência da Marias, nasce da luta pelo direito de morar dignamente, vem contra os despejos, os golpes e retrocessos, e luta planejamento metropolitano efetivo e popular, construído a partir da criatividade e do trabalho do povo unido e organizado!
Clique aqui e curta a página da ocupação no Facebook para receber novas informações
Leia também:
→ É hora de lutar e resistir contra a aprovação do PLP 257/16
→ Domingo em defesa da democracia, contra o golpe de Temer e seus comparsas
Fonte: Brigadas Populares-MG
Tópicos relacionados
Comentários