Leia também:
→ PEC 241 não é para limitar os gastos públicos e sim para garantir os juros aos rentistas
O Conservatório Dramático e Musical de Tatuí, Dr. Carlos de Campos, no interior de São Paulo, é um daqueles patrimônios brasileiros, pouquíssimo conhecido no Brasil, mas de notório reconhecimento internacional, prestes a perder o brilho.
Referência em formação musical no país e no mundo, já recebeu estudantes do Japão, Inglaterra e Alemanha, atraídos pelo maior conservatório de música da América Latina.
Passaram pela instituição o pianista e compositor André Marques, do Trio Curupira, o baterista e compositor Cléber Almeida, do Trio Macaíba, e o saxofonista e também compositor Vinícius Dorin, parceiro musical de Hermeto Pascoal, – entre tantos outros arautos que compõem as fileiras da música popular brasileira e da música clássica.
Nem a notoriedade internacional do conservatório, que já abrigou estudantes do Japão, Inglaterra e Alemanha, entre outros países, é suficiente para barrar o verdadeiro desmonte promovido pela organização social Associação Amigos do Conservatório de Tatuí (AACT), que o governo Geraldo Alckmin (PSDB) delegou para ser responsável pela gestão do conservatório de Tatuí.
As reclamações de alunos não são suficientes. Por isso uma parte optou por construir um grêmio estudantil há um ano, na tentativa de criar um canal de interlocução com a administração do conservatório.
As demissões de professores renomados, sem quaisquer justificativas, expõem claramente a intenção de enfraquecer a instituição, sucatear, para depois, no futuro, vendê-la barato e ficar com a marca de reconhecimento internacional. É assim que começa a política privatista. Aliás, o primeiro passo se deu quando Alckmin terceirizou a gestão para uma organização social.
Os alunos, ainda inocentes, têm realizado atos e mobilizações com música e insistem na buscam de respostas contra a demissão de professores, a falta de transparência e diálogo de diretores.
O professor e regente da Jazz Combo, Paulo Flores, um dos fundadores do curso de MPB da instituição, com 35 anos de casa, foi um dos recentes demitidos. Somente entre abril e maio deste ano, o conservatório demitiu 17 profissionais alegando a necessidade de promover cortes de verba.
Exemplos de que não é apenas o corte de verbas que está em jogo são claros. A reformulação do regimento escolar, por exemplo, com novas regras para a concessão de bolsas de estudo e a mordaça nos estudantes é repugnante.
No começo deste ano, outra prova de despreparo e má-fé dos gestores da Associação Amigos do Conservatório de Tatuí. O conservatório começou a cobrar taxa de matrícula e rematrícula. Dias depois teve que voltar atrás e ressarcir, após a mobilização dos estudantes. O advogado da organização social tentou abafar o caso.
INTERSINDICAL – Central da Classe Trabalhadora
Foto: Studio 90
Tópicos relacionados
LEONE MARQUES disse:
Quê absurdo rpz estão acabando com a nossa cultura.
Antônio Jose disse:
O desmonte do Brasil vem vindo desde o governo Mario Covas ( PSDB ) , ele só não conseguiu encerrar as atividades da TV Cultura graças a a mobilização de alguns obstinados paulistanos . Recordo-me bem, que para chamar a atenção , a direção da emissora , foi apagar aos poucos os holofotes que iluminavam a torre de transmissão no Sumaré.
Helena disse:
A partir do momento em que a educação se tornar essencial no Brasil tudo mudará. Tem que ter uma lei forte para que isso se torne realidade em nosso País.
#educaçãoéessencial
Leonardo Lorca disse:
E assim também, aos poucos, vai a desmonte a nosso profissão
JP Lima disse:
Leonardo Lorca, infelizmente vc está certo….
Edison disse:
Não verifiquei a credibilidade da fonte, como deveria.
Graciete disse:
Os Deputados poderiam fazer algo para ajudar a não tirar o brilho e os alunos deste Conservatório que é um patrimônio cultural em minha cidade tem muito alunos que se formaram como saxofonista e ator m soyvde Capivari SP
Edison disse:
Brasileiro não gosta de brasileiro. Pior se o objeto do ódio tiver talento
Adenor disse:
Será que os responsáveis pelo desmonte do conservatório, acha o Brasil pequeno de mais, para tal sucesso! è notório que muita gente daqui preferem pagar pau para tudo que vem de fora…
LADEIRA disse:
TATUÍ ME DEIXOU SAUDADES.
QUE PENA, PASSEI MUITOS FINAIS DE SEMANA E FERIADOS POR LÁ.
SDS
Nill Bass disse:
O PSDB é socialista/comunista Fabiano e o PT é Marxista. Vão estudar alienados!!!
GG disse:
Típico texto de quem só sabe reclamar e quer tudo de graça! Vai ver quanto custa um funcionário com 35 anos de empresa. Já tava na hora de se aposentar.
Soulfine disse:
De graça o caraleo. Vc sabe quanto vc paga de imposto numa caixa de fósforo? E num automóvel? E numa garrafa de 51? De graça é o caraleo
Douglas disse:
Absurdo!!! Isso não PODE acontecer .. “ORDEM E PROGRESSO” belas palavras, porém não passam de palavras vazias .. por que o que realmente acontece é o contrário.
Henry Barrinovo disse:
Bem feito tem maizé que explodi sá porra ai memo, so emo viaidinho tocano na flauta
Fabi disse:
Tem gente que acredita em tudo que lê…
É fácil para alguém que não aceitou que a sua hora chegou ao fim, porque deu algum motivo, não enxergar seus erros, querer apontar os erros dos outros, ver apenas o seu “brilho” exterior e depois de alguma forma querer prejudicar ou defamar uma instituição/pessoa.
A vida segue, mas têm uns que ficam amarrados para o resto da vida.
Eric disse:
Cara, o Conservatório é uma escola estadual, assim como o Centro Paula Souza
Célia Demézio disse:
…o Conservatório Tatuí é de responsabilidade do Estado…além do mais, o conservatório foi aprovado sim, pela Lei Rouanet…o que falta são empresários ou pessoas físicas que contribuam… pesquise melhor sobre o assunto…
http://www.conservatoriodetatui.org.br/doacoes/
Yann Augusto disse:
Estão fazendo igual fizeram com a ULM
URIEL SILVEIRA disse:
Lamentável! Se vingar a mentalidade tacanha dessa gente, estarão jogando fora um patrimônio cultural de valor incalculável.
pedro disse:
O que Bruno?? você leu a matéria? não tem nada a ver com o PT papai, vai estudá!
Jose Antonio Malheiro disse:
E uma pena uma instituiçao tão importante estar politizada ao extremo desviando sde seus objetivos principais para aderir a correntes politicas que jogaram o pais inteiro neste caos que vivemos.É o pais dos direitos segundo a infeliz Constituição de 1988 deu nisto….. Obrigações ora isto é para os trouxas…….
renan disse:
Poxa vida , isso é triste,,, meu sonho poder estudar la.
Everton disse:
Depois que o PT afundou o país começou corte em tudo pra tampar o rombo da roubalheira
Carlos disse:
Como o PT afundou o pais?? Nos governos do PT o Brasil chegou a ser a 5ª economia do mundo; o PIB crescia uma média de 6% ao ano (contra 1% do período pós-golpe de 2016 e recessão no período atual); o salario tinha aumento real; o desemprego era de 4%; o pais saiu do mapa da fome pela primeira vez na história (agora e depois do golpe 2016 voltou a fome e a miséria); e o PT deixou o governo com mais de 300 bilhões em caixa, e esse é o único motivo para este país ainda não ter ido a falência. Além disso, construiu 18 universidades; centenas de escolas técnicas; democratizou o acesso ao ensino; entre outros feitos. Este desmonte da cultura que esta levando a destruição do conservatório é típico da política neoliberal do psdb, que quer vender o pais a preço de banana como faz o atual desgoverno federal. Nada tem a ver com governos anteriores. Busque estudar e não ficar repetindo baboseiras que você vê no facebook e whatsaap.
Alvaro disse:
Tenho certeza que vc não acredita que o homem chegou na lua e acredita em saci pererê e lobisomem. De onde tirou esses números favoráveis ao PT?
Primeiro, quando o PT assumiu já eramos a quinta economia no mundo. Segundo, o PT deixou uma economia falida com trilhões de prejuizo. Vá se informar melhor. Terceiro, o PT nunca acabou com a fome, apenas camuflou e adiou o inevitavel pois acabou com o ensino a saude. Triste saber que continua a existir cegos como vc.
Orlando disse:
Acho que você não conhece a História do Brasil. Quem fez doações para outros Países? Onde deixaram dinheiro? Só se estiver na conta do Lula e família trambique. Kkkkk
Pedro Guedes disse:
Idiota
Ana disse:
Kkkkkkkkkkkkk esse vem defender o Indefensável. Governos esquerdistas CRIMINOSOS, saqueadores do poder público. Políticos apáticos ao bem da nação em proveito próprio. Roubadores !
Paulo disse:
Ana vc escreveu um monte de palavra ai agora refute com números e fatos o texto do Carlos, se não vai parecer que vc é mais uma leitora do whatsapp.
Luciano de Souza Aquino disse:
Responder Everton
Como o PT afundou o pais?? Nos governos do PT o Brasil chegou a ser a 5ª economia do mundo; o PIB crescia uma média de 6% ao ano (contra 1% do período pós-golpe de 2016 e recessão no período atual); o salario tinha aumento real; o desemprego era de 4%; o pais saiu do mapa da fome pela primeira vez na história (agora e depois do golpe 2016 voltou a fome e a miséria); e o PT deixou o governo com mais de 300 bilhões em caixa, e esse é o único motivo para este país ainda não ter ido a falência. Além disso, construiu 18 universidades; centenas de escolas técnicas; democratizou o acesso ao ensino; entre outros feitos. Este desmonte da cultura que esta levando a destruição do conservatório é típico da política neoliberal do psdb, que quer vender o pais a preço de banana como faz o atual desgoverno federal. Nada tem a ver com governos anteriores. Busque estudar e não ficar repetindo baboseiras que você vê no facebook e whatsaap.
Gerônimo Castillo disse:
KKKJKKLKKJKKKKKK QUANTA MERDA NESSE COMENTARIO MEEEEEU. O CARA COPIOUO TEXTODO ARTIGO DA FOLHA DE SAO PAULO DE 2018. QUE BABACAAAAAAAAA
PT AFUNDOU O PAIS EM CRISE SEU CRETINO. DEIXOU DIVIDAS ENORMES, O POVO NA MISERIA, MENSALAO, PETROLAO, ESCANDALOS E MAIS ESCANDALOS, DINHEIRO PRA CUBA, VENEZUELA E OUTRAS DITADURAS.. SAFADO!!! COMO QUE POSTA UMA MERDA DESSA????
Anderson disse:
Não adianta explicar pra este povo ameba … fascista … eles não pensam , não tem cultura. Apenas ódios e repetem as babaquices do presidente e sua trupe. O país está descendo a ladeira.
Ana disse:
Engano seu. Já descemos toda a ladeira possível, da moral e justiça no País pelos governos que voce defende . Resta -nos, o caminho de volta. Dispenso a sua cultura e de seus bandidos corruptos CONDENADOS, de estimação.
Sergio Simone disse:
Verdade. Veja só, em 2 anos de governo o Bolsonaro torrou esses 300 bilhões que você fala e criou um dívida pública de 5 trilhões de real. Parabéns. Você é um cara bem informado.
Marcelo disse:
Pois é Carlos.
As informações estão aí pra quem quiser…
O difícil é as pessoas conseguirem enxergar além da falsa realidade criada pelo discurso neoliberal, uma vez que esse discurso é martelado de maneira uniforme por toda a grande mídia, que além de golpista, é alimentada pela máquina neoliberal.
Eliana Cavallari disse:
Exatamente!
Bruno disse:
Pra essas coisas não existe Lei Rouanet… parabéns à merda do governo do PT
PSDB ladrão de Merenda disse:
Cala a boca seu ignorante, a lei rouanet é para conseguir patrocínio privado em eventos artisticos/culturais e não pra financiar educação. Isso é dever do Estado. Você nem sabe do que se trata a lei e sai falando merda na internet. Agradeça à direita privatista que desmonta o Estado pra vender o patrimônio público superfaturado enquanto trouxas igual você batem palma.
Yann Augusto disse:
Mas quem tá fazendo isso eh o Alckimin
Vinicius Koptchinski Alves Barreto disse:
Cara, vc realmente precisa estudar mais sobre Lei Rouanet. Sério. É urgente.
Marcos Ferraz disse:
É política de privatização do PSDB!!! E o povo paulista continua votando nessa gente.
Adenor disse:
Apanha, por gosta!
Samuel disse:
Modelo PSDB de governar.
Thaís disse:
Vocês já estão sabendo dos 18 alunos que estão recebendo processos por terem se manifestado ?
JJ disse:
Vindo de reacionários e pelegos , como vocês, não dá muito pra confiar, deve ter muita mentira neste texto!!! Típico texto de esquerda radical!!!
Soulfine disse:
Corra lá pra sua direito então. Gente ignorante que só prejudica o Brasil.
Sandra disse:
Também fiquei em dúvida quanto a credibilidade foda informação
Paulo disse:
A sua opinião, caro senhor (ou senhora) é típico de alguém que não pensa por si mesmo.