INTERSINDICAL e diversas entidades se organizam para uma nova etapa da Comissão da Verdade

INTERSINDICAL Central da Classe Trabalhadora

Ontem as 17 hora no plenário Tiradentes da Assembleia Legislativa de São Paulo, aconteceu a 1ª reunião da comissão da Verdade sobre os crimes praticados pelo estado. Esta comissão funciona por convocação da Comissão de Direitos Humanos da ALESP, presidida pelo deputado Adriano Diogo, que coordenou a reunião.

Esta comissão pretende criar uma mobilização e denuncias em torno dos crimes do estado, particularmente o extermínio da juventude negra, índia,  pobre e da periferia, exigindo punição dos responsáveis e assistência às vitimas e seus parentes. Participaram 65 pessoas representando 25 instituições inclusive a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da Republica, Comissão de Direitos Humanos da ALESP, INTERSINDICAL, Mães de Maio, MST, Pastoral Carcerária, Movimento Negro, Movimento Estudantil, Defensoria Publica, universidades etc.

São 25 instituições que formam o conselho deliberativo. A dinâmica do funcionamento da Comissão compreende: audiências públicas, ouvir vitimas e familiares, denunciar e pesquisar. A estrutura foi definida como Conselho Deliberativo (formado pelas entidades), GTs temáticos (os GTs realizaram os trabalhos de pesquisa em função das demandas temáticas), os representantes dos GTs formam a coordenação de pesquisa, as instituições do Conselho devem enviar representantes para os GTs. A próxima reunião do Conselho está agendada para dia 12 de março às 17h, na ALESP. A INTERSINDICAL deverá ter seu ou sua representante.

Esta campanha, que nasce em São Paulo, tem a perspectiva de espalhá-la pelos demais estados. No Rio de Janeiro por meio da mobilização das Mães de Maio e do mandato do deputado Marcelo Freixo, as mobilizações já começaram. É muito importante o engajamento do movimento popular e sindical representados na INTERSINDICAL Central da Classe Trabalhadora.