Nesta quarta-feira, 11, uma expressiva manifestação de solidariedade ao povo palestino ocorreu no Galpão do MST, em São Paulo. Organizado por movimentos populares, partidos políticos, organizações estudantis e sindicais, o Ato de Solidariedade ao Povo Palestino reuniu centenas de pessoas por justiça e liberdade para os palestinos.
A manifestação ocorreu em um momento de crescente violência do Estado de Israel contra o povo palestino. Desde o dia 7 de outubro, a Faixa de Gaza, onde vivem cerca de 2,4 milhões de palestinos, tem sido alvo de ataques intensivos das Forças Armadas israelenses. A realidade brutal deste conflito foi ecoada pelos participantes do ato, que exigem o fim do apartheid israelense e a garantia dos direitos fundamentais dos palestinos.
O grupo das Centrais Sindicais, representadas no ato pela CTB e Intersindical Central da Classe Trabalhadora, destacou a urgência de uma solução para o conflito, reiterando o apoio à urgência de organizar uma mobilização internacional para derrotar o Estado genocida de Israel. A entidade também ressaltou o desejo do povo palestino viver em paz e condenou o sistema de segregação étnica promovido por Israel, bem como a expansão de colônias judaicas nos territórios palestinos.
O ato em São Paulo se soma a diversas outras cidades ao redor do mundo que têm se levantado em solidariedade ao povo palestino, na tentativa de construir uma mobilização global por paz e justiça.
No último dia 9 a Intersindical publicou uma nota de apoio à Palestina e pelo fim do conflito, além de destacar a importância da aplicação imediata das Resoluções das Nações Unidas – ONU sobre o conflito palestino-israelense.
Leia aqui a nota da Intersindical sobre o conflito Palestino-Israealense.
Fotos do ato em defesa do povo Palestino em São Paulo:
(Fotos: Alexandre Maciel)
Comentários