Entrar

MP 927 e MP 936: Parlamentares decidirão sua sobrevivência hoje

mp 927 e mp 936
Imagem: Comunicação da Intersindical

Hoje duas medidas provisórias serão votadas na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

Na Câmara dos Deputados será votada a Medida Provisória 927/2020 (MP 927) que estabelece medidas trabalhista que poderão ser adotadas pelos empregadores enquanto durar o estado de calamidade pública. Não podemos nos iludir centrando nossa atenção apenas no objetivo principal dessa medida provisório, pois seu texto está muito distante do que se propõe.

O texto inicial dessa MP propôs a suspensão dos contratos de trabalho por quatro meses deixando o trabalhador e a trabalhadora sem qualquer proteção.
A indignação da população e a pressão das entidades e do movimento sindical foi tão grande que o governo teve que recuar com essa proposta que na prática preservava apenas os empregadores e deixava quem trabalha sem renda sequer para colocar comida no prato.

Infelizmente as barbaridades não param por aí, pois de forma oportunista, tanto o governo quanto os representantes das forças econômicas na Câmara dos Deputados e no Senado Federal estão aproveitando o estado de calamidade pública para atacar ainda mais os direitos de quem trabalha.

A Medida Provisória 936/20 (MP 936), denominada de Programa Emergencial de Manutenção de Emprego e Renda não dialoga com seus objetivos.

Hoje, o Senado Federal analisa o texto que foi aprovado na Câmara Deputados.

O texto apesar de alguns avanços a partir da proposta inicial do governo ainda está muito aquém da solução para a proteção do emprego e da renda. Os gatunos de plantão, tanto na Câmara como no Senado, representando as forças econômicas, mais uma vez não perdem a oportunidade de defender que migalhas resolvem o problema de quem trabalha. Estes, não cometem apenas um equívoco de opinião, essa é de fato sua visão de mundo que defende e preserva desigualdades.

Ambas as medidas provisórias, MP 927 e MP 936, merecem toda a nossa a atenção, pois irão determinar a sentença a quem trabalha e vive de salário. Não está e jogo aumento ou reposição salarial, estamos tratando de sobrevivência, necessidades básicas, incluindo colocar deixar de colocar comida no prato da criança e pagar o aluguel por parte da maioria da população que sequer tem um teto seguro.

É disso que estamos falando !

Será que eles entendem ?

Na Câmara dos Deputados será votada a MP 927 e o Relator é o Deputado Celso Maldaner (MDB/SC), no Senado Federal será votado a MP 936, o Relator é o Senador Vanderlan de Souza (PSD/GO).

Esse texto tem apenas o objetivo de informar sobre o objetivo principal dessas medidas provisórias e não se propõe a debater neste momento, detalhes e especificidades de cada uma.

É muito importante acompanhar os parlamentares decidindo as nossas vidas e a de nossos familiares, pois é isso que vai acontecer hoje no parlamento.

Não podemos aguardar as notícias nos jornais de amanhã, pois isso significa que estamos passivos a comprar narrativas que na maioria das vezes não dialoga com os fatos. Narrativas existem muitas, porém o fato sempre será singular. Não podemos terceirizar nosso juízo de valor.

Acompanhe ao vivo nos canais da TV Câmara e TV Senado, como os parlamentares eleitos por nós estão decidindo as nossas vidas.

Conheça quem são os partidos e parlamentares que irão lhe pedir voto na próxima eleição, hoje. Essa é a melhor forma de tornar suas decisões e contribuir na construção de um mundo melhor construindo uma Sociedade mais justa.

Alexandre Caso
Direção da Intersindical Central da Classe Trabalhadora

Acha esse conteúdo importante? Entre em nosso grupo de WhatsApp ou inscreva-se para receber nossa Newsletter

Comente esta publicação