Trabalhadores fazem ato contra a privatização da Sabesp

Imagem: Comunicação da Intersindical
Compartilhe:

A Intersindical participou nesta manhã de um ato contra a proposta de privatização da Sabesp. O atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), candidato bolsonarista na última eleição, é favorável a essa proposta. A atividade foi chamada pela Fenatema (Federação Nacional dos Trabalhadores em Energia, Água e Meio Ambiente).

Os trabalhadores chamam atenção para o fato de que a Sabesp é a terceira maior empresa de saneamento do planeta, sendo extremamente superavitária, daí a sanha dos setores ligados ao capital em privatizar a empresa.

Outro aspecto importante da pauta diz respeito ao fato de que o interesse coletivo deve ser acessível a todos, independentemente de sua capacidade de pagar por ela. Por este motivo, a água, que é um recurso natural indispensável à vida não pode ser entregue aos interesses privados.

Além disso, a privatização pode levar a uma diminuição da qualidade do serviço prestado pela Sabesp. Empresas privadas têm como objetivo principal obter lucros para seus acionistas, o que pode levar a uma redução nos investimentos em manutenção e infraestrutura, bem como em situações de crise, como o risco sanitário da COVID-19.

A privatização da Sabesp também pode levar à perda de empregos e à precarização do trabalho. Empresas privadas têm como objetivo maximizar lucros, o que muitas vezes significa reduzir custos com a folha de pagamento.

Sem a pressão do interesse público, as empresas privadas podem cortar custos, aumentar tarifas e reduzir investimentos, prejudicando a qualidade do serviço prestado.

É importante garantir que o acesso à água seja um direito humano básico, e que a gestão do saneamento seja pautada pelo interesse público e pela transparência.

NÃO À PRIVATIZAÇÃO DA SABESP!

CHEGA DE PRIVATIZAÇÕES!

Acha esse conteúdo importante? Entre em nosso grupo de WhatsApp ou inscreva-se para receber nossa Newsletter

Comente esta publicação

Acompanhar a discussão
Notificar de
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
INTERSINDICAL Central da Classe Trabalhadora | 2024 Sede Nacional: Rua Riachuelo, 122 - CEP: 01007-000 | Praça da Sé - São Paulo - SP | Fone: +55 11 3105-5510 | E-mail: [email protected] Sindicatos e movimentos sociais. Permitida a reprodução dos conteúdos do site, desde que citada a fonte. Esse site é protegido por reCAPTCHA. Políticas de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam
Pular para o conteúdo