Entrar

O futuro do sindicato no Brasil é tema de curso gratuito

Lançamento de livro do economista Márcio Pochmann será discutido em três aulas virtuais. Participantes receberão um exemplar gratuitamente.

Já estão abertas as inscrições para o curso de verão da Coleção Emergências. Durante três encontros em janeiro, nos dias 17, 24 e 31, o professor Marcio Pochmann vai discutir com os participantes o tema de seu mais recente lançamento, O sindicato tem futuro?

A obra, editada pela Expressão Popular e pela Fundação Rosa Luxemburgo, apresenta uma reflexão contundente sobre os novos desafios da classe trabalhadora, e suas formas de organização, a partir das recentes mudanças ocorridas no mundo do trabalho.

“A sociedade salarial sofreu forte impacto nas três últimas recessões econômicas. Nessa perspectiva panorâmica da trajetória do mundo do trabalho, suas transformações terminaram por impactar direta e indiretamente a forma de organização e atuação do sindicalismo brasileiro”, analisa o economista.

No primeiro encontro, o autor vai discutir as mudanças históricas da relação capital e trabalho e como isso impactou a organização sindical. Já na segunda aula o tema será o panorama do sindicalismo brasileiro. Por fim, no terceiro encontro, com a presença de convidados de organizações sindicais e populares, o tema será os atuais desafios de organização da classe trabalhadora.

As inscrições são gratuitas e as vagas, limitadas. Quem participar de todos os encontros receberá em casa um exemplar do novo lançamento da Coleção Emergências.

17/01, 19h – Aula 1 – Capitalismo, trabalho e organização sindical

24/01, 19h – Aula 2 – Panorama do sindicalismo brasileiro