Palestra e lançamento de e-book sobre saúde e segurança no trabalho na construção civil

INTERSINDICAL – Central da Classe Trabalhadora

Nesta segunda-feira (14/09) será lançado, às 16h, no auditório do Ministério Público do Trabalho (MPT) em São Paulo, o livro “Saúde e segurança do trabalho na construção civil brasileira”, obra coletiva realizada a partir de parceria firmada entre o MPT, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Federal de Sergipe (UFS). Na ocasião, os autores irão debater sobre o tema.

Dados oficiais apresentados no livro indicam que a construção civil é a atividade econômica na qual morrem mais trabalhadores no Brasil: são mais de 450 óbitos a cada ano. A participação da construção no total de acidentes fatais registrados no país passou de 10,1%, em 2006, para 16,5%, em 2013. O risco de um trabalhador da construção morrer trabalhando é duas vezes maior do que o dos empregados dos demais setores.

O livro é organizado pelo Auditor Fiscal do Trabalho e pesquisador do CESIT (Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho) da Unicamp, Vitor Filgueiras.

Segundo ele, “no Brasil, no campo retórico, é difícil encontrar quem não diga ser a favor da redução dos acidentes de trabalho”. “O livro pretende identificar e problematizar fatores que explicam a perpetuação do adoecimento e dos óbitos nos canteiros de obra”, explica o organizador.

Outros capítulos apresentam análises sobre o comportamento empresarial em relação ao cumprimento das normas e à produção das normas de segurança do trabalho; as características do mercado de trabalho na construção civil do país; a relação entre terceirização e acidentes de trabalho nos canteiros de obra; a atuação das instituições públicas na definição de regras e na atuação direta sobre as ilegalidades flagradas.

O debate será aberto ao público e o livro terá distribuição gratuita.

Vitor Filgueiras 02_01

Convite oficial do evento. A publicação será disponibilizada gratuitamente.