Entrar

Primeiro dia de greve no DETRAN-RN tem mobilização da categoria e piquetes

Servidores aprovam calendário de atividades da greve e reivindicam reposição das perdas salariais e realização de concurso público.

O primeiro dia de greve no Departamento Estadual de Trânsito contou com adesão numerosa da categoria. Na sede da Autarquia, em Natal, e em outros municípios, como em Mossoró, Caicó, Assu, Pau dos Ferros e Currais Novos, trabalhadores realizaram piquete em defesa da revisão anual de vencimentos, conforme previsto na Lei Complementar nº 696/2022; em defesa do Concurso Público, acordado com o Executivo Estadual ainda em 2019; e contra a inércia do Governo, que repetidamente nega as solicitações da categoria.

No piquete realizado em Natal e coordenado pelo SINAI-RN, servidores denunciaram que o Governo convocou profissionais terceirizados, cedidos e comissionados para retornarem das férias, na tentativa de minimizar os impactos da greve e enfraquecer o movimento. Também denunciaram a falta de infraestrutura, de material para o trabalho e o descumprimento da reposição de salários, que deveria ter ocorrido em março, conforme data-base.

A categoria aprovou um calendário de atividade da greve, que prevê para os próximos dias:

06/07 (quinta-feira) – Panfletagem nas sedes do Detran em Natal, Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros nos piquetes da Greve, das 8h às 14h.

07/07 (sexta-feira) – Café da manhã com os trabalhadores no piquete da Greve em Natal, às 8h; e roda de conversa sobre as condições de trabalho e calendário de atividades para a próxima semana, às 9h.

10/07 (segunda-feira) – Café da manhã dos trabalhadores do Detran em Pau dos Ferros e região, às 8h; e roda de conversa sobre as condições de trabalho e calendário de atividades da semana, às 9h.

GREVE DOS TRABALHADORES DO DETRAN-RN

A greve dos servidores do Departamento Estadual de Trânsito teve início em 05 de julho. Os profissionais reivindicam principalmente a reposição das perdas salariais e a realização de concurso público, mas cobram também a implementação de um Programa de Incentivo à Qualificação (PIQ) e a revisão do Auxílio Alimentação.

Ao longo dos últimos quatro anos, o SINAI-RN tenta negociar as demandas dos trabalhadores da Autarquia com o Governo. Recentemente, o Governo tem alegado que não pode conceder reposição salarial, pois não há verba e porque estaria contrariando a Lei de Responsabilidade Fiscal. Também não sinaliza para a efetivação do concurso público no órgão.

Coordenador de comunicação do SINAI-RN e trabalhador do DETRAN, Alexandre Guedes contradiz os argumentos do Governo e cita, com base em dados do ILEASE e DIEESE, que há receitas para conceder a reposição da categoria. Alexandre também chama atenção para a urgência do Concurso Público e lembra que o certame foi acordado com o Governo em 2019, mas que o Estado nada fez a esse respeito.

1 Comentário
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
genevaldo