Os delegados e Delegadas do 3º Congresso da Intersindical Central da Classe Trabalhadora, reunidos nos dias 10, 11 e 12 de março de 2023 em São Paulo/SP manifestam seu REPÚDIO ao Governo Zema pelo desmonte da Saúde, Assistência e Educação pública em MG, através da privatização de serviços com implantação de OSs, OSCIPS e PPPs, a Reforma da Previdência e o Regime de “Recuperação Fiscal, que congela salários e carreiras de servidores públicos, impede realização de concurso público e nomeações, amplia a terceirização e precarização dos serviços ‘estrangulando’ os servidores.
Esse governo misógino, racista e homofóbico que, ao propor inconstitucionalidade sobre a lei 21.710/15, violenta o corpo das mulheres sobretudo o das mulheres negras, que compõe majoritariamente a categoria da educação e por anos seguem sem a garantia do piso salarial nacional que deve ser pago com recursos do Fundeb.
Neste sentido, somos contrários também à política privatista (copasa, cemig, prodemge) que o desgoverno genocida de Minas vem implementando.
Repudiamos esse governo que censura, persegue e criminaliza os movimentos sociais, sindicais impondo multas milionárias aos sindicatos e aprendendo seus bens por arrastamento.
Repudiamos o governador de Minas Gerais por levar adiante uma política de desregulamentação da exploração mineral no estado, que coloca em risco Serra Curral e tantos outros territórios fundamentais para a vida e o bem-estar de toda a população mineira.
Seguimos em luta pela revogação do Novo Ensino Médio, que retira dos nossos filhos e filhas a educação esperançada num futuro de qualidade e com direitos.
Combater o fascismo é também combater seus governos liberais aliados.
Fora Zema!
São Paulo, 12 de março de 2023.
3º CONGRESSO DA INTERSINDICAL CENTRAL DA CLASSE TRABALHADORA
Comentários