Entrar

1ª Reunião do CONADE no novo governo traz avanços para pessoas com deficiência

Imagem: Comunicação da Intersindical

Entre os dias 3 e 5 de abril, ocorreu a primeira reunião do CONADE (Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência) no governo recém-eleito. O encontro contou com a participação das entidades da sociedade civil eleitas na última eleição do Conselho, que enfrentaram um cenário de desamparo no governo anterior.

Na abertura, estiveram presentes o Ministro Silvio de Almeida, dos Direitos Humanos e da Cidadania, e a presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Rita Serrano. Ela anunciou uma linha de crédito especial voltada para pessoas com deficiência. Nos dias seguintes, as comissões foram empossadas.

Acha esse conteúdo importante? Entre em nosso grupo de WhatsApp

O Ministro Silvio Almeida anunciou a convocação da 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência para julho de 2024. As conferências municipais ocorrerão entre 1º de julho e 31 de outubro de 2023. A última conferência nacional ocorreu há sete anos.

Também marcaram presença Luiz Carlos, da Intersindical, dirigente de São Paulo e da Seeb-SP; Maria Cleide, também Coordenadora Nacional dos Trabalhadores e das Trabalhadoras com Deficiência da CUT; e Isaías Dias, da Afubesp.

Luiz Carlos, dirigente da Intersindical e do Sindicato dos Bancários de São Paulo

Com o apoio de Raimundo Dantas, secretário de assuntos parlamentares do Seeb-DF e funcionário do Bradesco, foram realizadas visitas a importantes gabinetes, em busca de apoio ao PL 6262/19. O projeto propõe garantir por lei o direito de trabalhadores com deficiência a se ausentarem do trabalho para realizar a manutenção de aparelhos, como auditivos, próteses e cadeiras de rodas, “ou outro aparelho que faça uso”, sem prejuízo ao salário.

Luiz Carlos destacou a importância da participação da Intersindical na 1ª reunião do CONADE e afirmou que ficará atento às próximas reuniões e movimentações do Conselho.

Em busca de apoio ao projeto de lei, foram realizadas visitas aos gabinetes de Érika Hilton, Guilherme Boulos, Fernanda Melchiona, Sâmia Bomfim, Jandira Feghali e Natália Bonavides, autora do projeto.

Acha esse conteúdo importante? Entre em nosso grupo de WhatsApp ou inscreva-se para receber nossa Newsletter

Comente esta publicação

Acompanhar a discussão
INTERSINDICAL Central da Classe Trabalhadora | 2024 Sede Nacional: Rua Riachuelo, 122 - CEP: 01007-000 | Praça da Sé - São Paulo - SP | Fone: +55 11 3105-5510 | E-mail: [email protected] Sindicatos e movimentos sociais. Permitida a reprodução dos conteúdos do site, desde que citada a fonte. Esse site é protegido por reCAPTCHA. Políticas de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam