Sintepp exige bloqueio de bens de envolvidos em desvio de recursos do transporte escolar de Parauapebas

A sociedade paraense foi surpreendida na noite de ontem (18), com a notícia da prisão, por parte da Polícia Federal (PF), de seis pessoas nos municípios de Parauapebas e Canaã dos Carajás, região sudeste do estado.

Segundo a PF os detidos, incluindo autoridades e empresários, desviavam recursos públicos do transporte escolar, através de licitações fraudulentas, cujo montante chega a R$ 7 milhões.

Entre os envolvidos estão a Secretária de Educação de Parauapebas, Juliana Sousa Santos e seu Ex-secretário Adjunto de Educação, Chirlean Rodrigues Costa.

Mais do que surpresa, a notícia causa indignação a todos, considerando a situação de marginalização que milhares de crianças, adolescentes e jovens vivem por todo o Pará, na capital e, principalmente, pelo interior. À subtração de direitos, que vai desde as péssimas condições das escolas públicas, desmanteladas e sucateadas, passando pela péssima qualidade da alimentação escolar, comprova-se agora, inclusive, com a subtração do dinheiro do transporte escolar que deveria garantir um direito básico para todo brasileiro: o acesso ao ensino.

Mais uma vez fica comprovado também a privatização daquilo que é público, do povo, por particulares.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará – SINTEPP, através das suas Subsedes, entidade representativa legítima dos trabalhadores e trabalhadoras da educação pública, tem denunciado exaustivamente os gestores que se apropriam indevidamente das verbas públicas para enriquecer o seu patrimônio particular, assim foi em Conceição do Araguaia, na região sul do estado, recentemente.

Exigimos o imediato bloqueio dos bens dos envolvidos na fraude, para que seja garantida a devolução aos cofres públicos de todo o recurso desviado, a manutenção da prisão dos mesmos e o impedimento futuro da ocupação de cargos públicos, em todas as esferas do serviço público no país, federal, estadual e municipal, pelos envolvidos no caso.

Fonte: Sintepp

11/08 - Intersindical nas ruas em Defesa da Democracia e por Fora Bolsonaro