10 DE AGOSTO: Basta de juros altos! Chega de extorsão!

10 DE AGOSTO: Basta de juros altos! Chega de extorsão! | INTERSINDICAL
Imagem: Comunicação da Intersindical

Saiba mais sobre o Dia do Basta, 10 de agosto:

→ Basta de aumento no gás de cozinha!
→ Basta de só encontrar bico para sobreviver!
Basta de Carestia!
→ Basta de entrega das nossas riquezas!
→ Basta de desemprego!
→ 10 de agosto é Dia do Basta! Em defesa do emprego, da aposentadoria e dos direitos!

A Maioria do povo brasileiro sofre os efeitos perversos da atuação dos bancos e do capital financeiro na economia. Um exemplo é a taxa de juros praticada no país, que funciona como um Robin Hood ao contrário, pois tira dos pobres e da classe média para engordar as fortunas de banqueiros, grandes empresários e rentistas.

Os juros praticados no Brasil são os maiores do mundo, com graves consequências para o tesouro nacional, que acaba desviando dinheiro público das áreas sociais, como saúde, educação, moradia e segurança, para pagar os juros da dívida pública.

Por outro lado, a taxa de juros cobradas diretamente da população acarreta em redução do poder de compra do povo, na medida em que parcela dos rendimentos vão direto para pagar juros de crediários, cartão de crédito, cheque especial e outras modalidades de crédito.

Na verdade, apesar da propaganda bonitinha que fazem na TV, não se trata de juros. Trata-se de EXTORSÃO!

Para se ter uma ideia, observe algumas das taxas cobradas pelos bancos da população:

O Santander cobra mais de 418% de juros ao ano no cheque especial. Sobre o cartão de crédito rotativo regular, o Bradesco cobra 375% ao ano. Já o Itaú cobra uma taxa anual superior a 218%.

Um dos exemplos mais escandalosos é a da patrocinadora dos jornais (e das mentiras) da Rede Globo. A Crefisa cobra daquele produto oferecido nos comerciais de TV, o crédito pessoal não consignado, a taxa de 805% de juros ao ano. Confira no site oficial do Banco Central do Brasil.

BASTA DE EXTORSÃO!

Com o amparo do Banco Central e do governo, controlado pelo capital financeiro, bancos e financeiras praticam uma verdadeira EXTORSÃO sobre a população. O povo brasileiro não pode mais conviver com essa situação.

10/08 DIA DO BASTA!

O povo brasileiro não pode mais conviver com essa extorsão. É preciso dar um BASTA!

Por isso, as centrais sindicais e os movimentos sociais preparam importantes mobilizações para o próximo dia 10 de agosto, o DIA DO BASTA! Com paralisações, assembleias nos locais de trabalho e fortes manifestações, a classe trabalhadora vai intensificar a pressão sobre o governo e grandes empresários. É preciso reduzir drasticamente os juros e mudar a política econômica. Essa medida é parte da Agenda Prioritária da Classe Trabalhadora, elaborada pelas centrais sindicais. (link…..).

Para a Intersindical, além dessas medidas é necessário adotar uma política econômica orientada pelo pleno emprego e pelo combate às desigualdades sociais. Reduzir fortemente os da taxa Selic e desafogar o orçamento público da sanha do rentismo que suga as riquezas do país. Incorporar metas de emprego na definição da taxa básica, a Selic, e mudar a composição do Copom, por exemplos, é o caminho defendido por nossa Central.

Por outro lado, é necessário reduzir os spreads bancários. Para isso, é decisivo fortalecer os bancos públicos e resgatar o Banco Central das mãos do capital financeiro. Banco do Brasil, Caixa e os bancos regionais/estaduais deveriam, também, fazer um refis das dívidas da população mais pobre e da classe média, com taxas bem menores que as atuais. Basta de extorsão!

CLIQUE E ACOMPANHE A INTERSINDICAL NAS REDES

Acha esse conteúdo importante? Entre em nosso grupo de WhatsApp ou inscreva-se para receber nossa Newsletter

Comente esta publicação

Acompanhar a discussão