intersindical

Diga NÃO à privatização da Sabesp, sua conta pode aumentar!

Comentar
Compartilhar nas redes
Imprimir

Em vários países liberais da Europa, as companhias privatizadas de abastecimento de água estão sendo reestatizadas, porque estão onerando a população com contas absurdas

A Sabesp é a maior empresa de saneamento da América Latina e 3º maior do mundo. Constituída em 1973, a partir da fusão de três empresas do Estado de São Paulo (SAEC, COMASP e SANESP), para prestar serviços de água e esgotos a população paulista. Atualmente uma empresa de economia mista com capital acionário majoritário do Estado (50,3%) e o restante negociado nos mercados da B3-Bovespa (34,5%) e da Bolsa de Nova Iorque (15,5%).

Há mais de três décadas, as sucessivas gestões do PSDB ameaçam a empresa com o projeto de privatização.

Agora, Rodrigo Garcia (governador de São Paulo) somou força com Tarcísio de Freitas (candidato ao governo) para tentar destruir a Sabesp. O que está em jogo e o futuro da Sabesp, patrimônio de São Paulo.

Confira 7 razões para ser contra a privatização da Sabesp:

1.     Ela é o ente público que instrumentaliza o saneamento básico, que garante o abastecimento de água para a 28,4 milhões pessoas, nos 375 municípios que atende, e a coleta de esgoto 25,2 milhões.

2.     É uma empresa decisiva para a conquista da dignidade de milhões de paulistas, por meio do direito humano ao acesso à água limpa e segura e ao saneamento.

3.     Ela é financeiramente saudável, com credibilidade e confiança dos seus serviços e comprovada responsabilidades socioambiental e econômico-financeira.

4.     Alcançou resultados extraordinários graças à competência de seus funcionários e funcionárias e ao modelo de governança da empresa, fruto de um processo permanente de aperfeiçoamento solidamente assentado na coesão interna e na busca pela excelência. Um modelo que é continuamente colocado à prova, como o foi no enfrentamento à crise hídrica de 2013-2015, bastante viva em nossa memória.

5.     A Sabesp privatizada estará sob o comando de investidores e conglomerados financeiros, totalmente interessados em maximizar lucros e transferências de dividendos aos seus acionistas, colocando em segundo plano a MISSÃO de melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente.

6.     Em vários países liberais da Europa, as companhias de abastecimento de água estão sendo reestatizadas, porque estão onerando a população com contas altíssimas.

7.     A Sabesp já tem parte de seus lucros privatizados, não precisamos entregar ou vender tudo!

Água é direito humano

Resolução 64/292 da ONU estabeleceu que “o acesso à água limpa e segura e ao saneamento básico são direitos humanos fundamentais”.

O direito humano à água assegura a todos, sem discriminação, água para o uso pessoal e doméstico disponível, segura, aceitável e acessível economicamente. E o direito humano ao esgotamento sanitário assegura a todos, sem discriminação, soluções disponíveis, física e economicamente acessíveis, em todas as esferas da vida, de forma segura, social e culturalmente aceitável, promovendo privacidade e dignidade.

Está claro que a dupla Rodrigo Garcia e Tarcísio de Freitas, obsessivamente, desejam que a Sabesp seja 100% privatizada e seu comando acionário concedido à iniciativa privada que somente visa o lucro e não os cidadãos paulistas.

Fonte: Sindicato dos Bancários de Santos e Região

Receba nossos alertas em seu e-mail. Sem spams.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    FIQUE EM CONTATO

    Receba nossos alertas em seu e-mail. Sem spams.
    INTERSINDICAL Central da Classe Trabalhadora | 2014-2026. Sede Nacional: Rua Riachuelo, 122 - CEP: 01007-000 | Praça da Sé - São Paulo - SP | Fone: +55 11 3105-5510 | E-mail: [email protected] Sindicatos e movimentos sociais. Permitida a reprodução dos conteúdos do site, desde que citada a fonte. Esse site é protegido por reCAPTCHA. Políticas de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam
    intersindical