Os delegados e delegadas do 3º Congresso da Intersindical Central da Classe Trabalhadora, reunidos nos dias 10,11 e 12 de março de 2023 em São Paulo/SP manifestam REPÚDIO às ações da PM do Estado Pará contra mulheres participantes do Ato do dia 8 de março de 2023.
Viemos a público repudiar a covarde e violenta ação da Polícia Militar do Estado do pará, que no último dia 8 de março (2023), quando mulheres que participavam de uma ato pacífico, foram recebidas na Assembleia legislativa com um efetivo ostensivo da tropa de choque e atacadas com spray de pimenta enquanto pretendiam entregar um documento produzido pela Frente Feminista com as pautas do Movimento de Mulheres. Cabe registrar de forma categórica que a entrada e entrega do referido documento à uma comissão de parlamentares da ALEPA já havia sido combinada previamente com as deputadas e a organização do movimento.
O ato por democracia, contra a fome e em defesa dos Territórios Amazônidas, histórico e realizado anualmente no 8M, contou com a presença de mulheres e crianças de diversos movimentos feministas, sociais e estudantis. Um ato pacífico interrompido por uma atitude truculenta da PM/PA que culminou na hospitalização de uma das companheiras agredidas.
Por isso, nos solidarizamos com as companheiras que foram vítimas da violência policial no ato do Dia Internacional das Mulheres em Belém, enquanto exerciam seu direito de manifestação constitucionalmente garantido.
Exigimos a responsabilização dos envolvidos nesta violação das garantias fundamentais das mulheres paraenses.
A Amazônia e o Brasil que queremos é terra livre de violência contra as mulheres!
São Paulo, 12 de março de 2023.
3º CONGRESSO DA INTERSINDICAL CENTRAL DA CLASSE TRABALHADORA
Comentários